‘Vovó do Tráfico’ e filha são presas pela 2ª vez em operação do Draco em Teresina
Na manhã desta sexta-feira (10), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) realizou a Operação ‘DRACO 175’ na zona sul de Teresina, em continuidade à luta contra o tráfico de drogas e o crime organizado. A ação é um desdobramento da Operação ‘DRACO 107’, realizada em março de 2024, que resultou na prisão de Solimar Lopes da Silva, conhecida como “Vovó do Tráfico”, e sua filha, Sandra da Silva Diniz, ambas acusadas de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A CONTINUIDADE DAS INVESTIGAÇÕES
As investigações revelaram que Solimar, de 60 anos, exerce uma posição de liderança dentro da facção criminosa Bonde dos 40, sendo responsável por coordenar a comercialização de drogas e o recolhimento de valores mensais para a organização. Apesar de estar detida em uma penitenciária de Teresina, a “Vovó do Tráfico” continuava influenciando atividades criminosas.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, destacou a importância das informações obtidas na operação anterior.
“A operação de hoje é um desdobramento de outra operação ocorrida em março de 2024, onde conseguimos efetuar a prisão da Solimar e de sua filha. Na época, elas foram autuadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Hoje, estamos cumprindo novos mandados que demonstram o envolvimento delas e de outros integrantes com a facção criminosa”, afirmou o delegado.
Sandra, que estava em prisão domiciliar por estar grávida, também foi alvo da operação e será reconduzida à sede do DRACO. Além delas, outros 10 integrantes da célula criminosa liderada por Solimar estão sendo presos.
OBJETIVO DA OPERAÇÃO
A Operação ‘DRACO 175’ visa cumprir 10 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, desarticulando a célula criminosa ativa na capital. A ação contou com o apoio de várias forças de segurança, incluindo a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), BEPI, BOPE, a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e a Guarda Municipal de Teresina.
A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO
Com mais de 60 anos, Solimar Lopes é um exemplo de como o crime organizado se estrutura para operar em diferentes níveis e como indivíduos aparentemente fora do perfil tradicional de criminosos podem exercer papéis de liderança em facções. A prisão de Solimar e sua filha, além de outros membros, representa um golpe significativo na estrutura financeira e operacional do Bonde dos 40, destacando a eficácia da integração entre as forças de segurança no combate ao crime organizado no Piauí.
A Operação ‘DRACO 175’ reafirma o compromisso do DRACO e das forças de segurança com a proteção da sociedade e a redução da criminalidade em Teresina e em todo o estado.