Idosos de Teresina podem solicitar carteira que garante descontos em passagens

Idosos com 60 anos ou mais, inscritos no Cadastro Único e com renda mensal de até dois salários mínimos, podem solicitar a “Carteira da Pessoa Idosa” em Teresina. O documento, criado pelo Governo Federal, garante benefícios como gratuidade ou desconto de pelo menos 50% em passagens rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias interestaduais.
A emissão é gratuita e pode ser feita online por meio da conta GovBR, acessando o site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Para quem tem dificuldades com tecnologia, o serviço também está disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde equipes da Secretaria Municipal de Cidadania prestam suporte.
“Se o idoso não souber como emitir a carteira online, pedimos que vá até o CRAS da sua região, onde a equipe dará todo o suporte necessário. A emissão é rápida e sem custos”, explicou Luiziane Esperança, secretária-executiva do SUAS.
A população deve ficar atenta a golpes, já que a “Carteira da Pessoa Idosa” é um serviço gratuito. O único portal oficial para a solicitação é o GovBR, e qualquer cobrança para emissão do documento pode indicar tentativa de fraude.