Influenciador com “íntima ligação com o PCC” é preso em mansão em São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (13/02), a Polícia Civil prendeu, em uma mansão localizada em Carapicuíba, na Grande São Paulo, o empresário e influenciador Filippe Ribeiro, de 29 anos. Juntamente com ele, outras 11 pessoas têm mandados de prisão temporária em uma operação que investiga uma série de crimes, como fraudes na compra e venda de veículos de luxo, tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.
Segundo o delegado Estevão Castro, Filippe teria fortes vínculos com o PCC (Primeiro Comando da Capital) no envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, 40 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta quinta-feira pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Carapicuíba.
Filippe é apontado como o líder do esquema investigado. Ele já havia sido preso anteriormente, em setembro de 2024.
Com quase 50 mil seguidores em suas redes sociais, o influenciador costuma exibir carros de luxo, atividades de tiro esportivo e compartilhar a história de como superou uma dívida para se tornar um empresário bem-sucedido — um tema sobre o qual escreveu um livro.
De acordo com o delegado Estevão Castro, Filippe utilizava um esquema de compra de carros de pessoas endividadas, oferecendo a promessa de quitar os financiamentos. No entanto, ele comprava os veículos por valores inferiores, revendia-os a terceiros pelo preço de tabela, dizendo que quitava as dívidas e entregava a documentação, mas, na prática, ficava com o dinheiro sem pagar o financiamento.
Além disso, o empresário também é investigado por alugar veículos em outros estados, utilizando “laranjas”, e depois levava os carros para São Paulo, onde os clonava e os vendia. “Ele deixava as locadoras procurando os carros pelo resto da vida”, afirmou o delegado da Dise.

Fillipe escreveu um livro no qual conta como transformou sua vida – Foto: Reprodução/Instagram
Recentemente, Filippe havia anunciado um curso online para o dia 18 de fevereiro, no qual prometia compartilhar “informações confidenciais” sobre como ser bem-sucedido, se intitulando como o “inimigo número 1 dos bancos”.
O empresário também escreveu um livro, no qual conta como transformou uma dívida de R$ 300 mil em um império de empresas lucrativas. Segundo ele, a chave para esse sucesso foi explorar por sete anos o mercado automotivo e descobrir brechas legais nos contratos bancários, o que lhe proporcionou um negócio altamente rentável.
Procurado, o empresário negou qualquer envolvimento em atividades ilegais, através de sua assessoria. “Nos últimos sete anos, tenho dedicado meu tempo ao meu trabalho, à minha família e ao meu propósito, que é transformar vidas. Estou comprometido com a transparência e a ética”, declarou Filippe Ribeiro.