DestaquePolítica

Nos 45 anos do PT, Rafael Fonteles representa governadores ao lado de Lula

governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou do terceiro dia das celebrações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro, neste sábado (22), representando os governadores da sigla. O evento, foi realizado no Armazém 3 do Pier Mauá e reuniu as principais lideranças do partido, incluindo o presidente da república e fundador do partido, Lula, a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Paulo Okamotto. Diante de uma plateia composta por militantes, parlamentares e membros do governo, Fonteles ressaltou sua ligação histórica com o partido e o compromisso com a agenda progressista.

Fonteles e sua história com o PT

Durante seu discurso, Rafael Fonteles relembrou sua trajetória dentro do PT, enfatizando a influência de seu pai, Nazareno Fonteles, um dos fundadores do partido no Piauí.

“Eu tenho 39 anos, o PT tem 45. Meu pai foi um dos fundadores do PT lá no Piauí e, portanto, eu já carrego o PT no coração desde a barriga da minha mãe”, declarou Fonteles, destacando seu vínculo com os ideais do partido desde a infância.

O governador também parabenizou o evento pelo slogan “Raízes no povo e olhos no futuro”, afirmando que essa é a essência da atuação do PT, que mantém suas bandeiras históricas de justiça social e combate às desigualdades, ao mesmo tempo em que projeta um futuro mais inovador e sustentável para o Brasil.

Pauta econômica e social no centro do discurso

Fonteles reforçou o compromisso do PT com políticas públicas que garantam um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Ele citou temas prioritários para o governo federal, como a transição energética, a transformação digital, a ampliação da educação de tempo integral e a segurança pública.

“Apostamos na transição energética, na transformação digital e louvamos a iniciativa do seu governo, presidente Lula, com o plano de transformação ecológica. Também fortalecemos a educação profissional e técnica e priorizamos a segurança pública, que é uma demanda essencial do povo brasileiro e, portanto, do nosso governo”, afirmou.

Ao lado do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, Fonteles destacou a importância de manter o foco nas políticas sociais e no combate à pobreza.

Homenagem à militância e compromisso com o futuro

Em suas redes sociais, Fonteles comemorou a oportunidade de representar os governadores do PT no evento e reafirmou seu orgulho em fazer parte da história do partido.

“O PT esteve presente na minha família desde o meu nascimento. Hoje, sigo essa trajetória com muito orgulho, trabalhando para construir um Brasil mais justo e igualitário ao lado de nomes que são verdadeiras referências, como o presidente Lula e o ministro Wellington Dias”, escreveu.

O governador encerrou seu discurso conclamando a militância a continuar engajada na luta por um Brasil mais democrático e socialmente justo.

“Vida longa ao nosso PT! Parabéns à militância aguerrida, contamos sempre com vocês para transformar o Piauí e o Brasil!”, finalizou.