IPMT aprova Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação para o biênio 2021-2022
O Conselho de Administração do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT) aprovou nesta quinta-feira (22) o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão para o biênio 2021-2022. O PDTIC define metas e objetivos para a área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) e serve de instrumento para a execução de ações e projetos em TIC, possibilitando justificar os recursos aplicados e promovendo o uso eficiente e eficaz de cada um deles.
O PDTIC foi elaborado pela Gerência de Tecnologia da Informação do IPMT. O documento busca atender a Instrução Normativa Nº 05/2020 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e traz uma série de princípios e diretrizes norteadoras para o alcance dos objetivos do Plano.
– O PDTIC é um primeiro passo para a transformação digital, estruturando e planejando ações de tecnologia da informação para atendimento das necessidades do IPMT, dos seus segurados e dos servidores, bem como para a execução das suas estratégias de governança digital. Com isso, o IPMT dará um passo consideravelmente grande a fim de alcançar a independência digital de suas necessidades – explicou o gerente de Tecnologia da Informação do IPMT, Artur Luís Silva.
O Plano envolve diagnóstico e planejamento, habilidades, competências, hardware e software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição, dando mais transparência aos processos de requisição de TIC.
Esta é a primeira vez que o IPMT organiza um PDTIC. Anteriormente as iniciativas eram realizadas de forma pontual para atender as necessidades de TI. Para o presidente do instituto, Kennedy Glauber, a implantação do PDTIC é um importante passo para o avanço da melhoria da gestão do IPMT.
– Seguindo a orientação do nosso Prefeito, Dr. Pessoa, estamos buscando utilizar os melhores instrumentos e recursos disponíveis para que o nosso IPMT possa ser gerido com transparência, boa governança e controle interno efetivo. A nossa meta é trabalhar com o que há de melhor no Brasil com relação aos recursos de TI direcionados para Institutos de Regime Próprio de Previdência. Com a aprovação do PDTIC, estamos abrindo caminho para várias implementações que serão realizadas nos procedimentos administrativos do IPMT. Um exemplo é trazer condições para que as aposentadorias sejam realizadas em até sessenta dias, através de procedimentos objetivos e análises de dados de forma automática. Também iremos avançar na transparência das aplicações do recurso do Fundo Previdenciário. Isso tudo será possível através da utilização de ferramentas de TI e da integração entre os sistemas– analisou Kennedy Glauber.
O presidente também enfatizou a importância da participação do Conselho de Administração do IPMT na aprovação do PDTIC.
– Estamos muito felizes por essa aprovação e muito felizes pela participação do Conselho de Administração, que tem sido ímpar nesses avanços de gestão. Com o PDTIC vamos melhorar tanto na questão das auditorias como na própria legitimidade dos procedimentos que são realizados no nosso órgão. Com certeza o servidor ficará muito satisfeito com essas implementações e melhorias que estão sendo feitas na gestão do IPMT – disse o gestor.
O PDTIC do IPMT possui vigência de 2021 a 2022, com revisões anuais ou quando necessárias.