DestaqueGeral

Rafael Fonteles inaugura reforma do Polo Piauí Center e nova unidade do Espaço da Cidadania nesta terça (08)

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Administração, Samuel Pontes, inauguram, nesta terça-feira (08), às 8h, a reforma e serviços de melhoria e modernização do Polo Piauí Center, localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, bairro Morada Nova. Na oportunidade, também será inaugurada mais uma unidade do Espaço da Cidadania, que funcionará no local.

O Polo Piauí Center é mantido pela SPE Prime Center, empresa concessionária responsável pelo local por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead). O contrato de concessão tem um prazo de 25 anos e o poder concedente é a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Piauí (SDE).

O local representa um polo de excelência nas atividades comerciais relacionadas à indústria de moda, vestuário, calçadista, serviços, lazer e entretenimento. Tem área total de aproximadamente 47.420,00 m², sendo 1.912,66 m² de área construída, com 134 unidades comerciais. “Essa é uma PPP de sucesso que contribui de maneira expressiva para fortalecer a indústria local e desenvolvimento da economia piauiense”, destacou Alberto Hidd, superintendente de Parcerias e Concessões da Sead.

O empreendimento passou por reforma, expansão, modernização, exploração, operação e manutenção, tais como a construção de banheiros, troca de piso, construção da praça de eventos com espaço de lazer esportivo, revitalização de calçadas e estacionamento, instalação de sistema de monitoramento e segurança, nova iluminação, pintura, construção de 33 novas lojas externas que compõem o corredor de serviços e corredor gastronômico, entre outros.

Para James Andrade, diretor do Polo Piauí Center, o equipamento está novo, moderno e representa um elo importante do setor produtivo por meio da indústria da moda e políticas de desenvolvimento sustentável. “Algumas regiões do Nordeste, a exemplo do Ceará e Pernambuco, conseguiram alavancar o desenvolvimento por meio da vocação da região Nordeste para a produção em larga escala do setor têxtil. Esse movimento foi amplamente ajudado pelos polos comerciais criados nessas regiões, gerando milhões de empregos. No Piauí, temos um grande diferencial na produção de peças de alta qualidade, temos uma localização estratégica, podendo ser um polo de abastecimento principalmente da região Norte e gerando milhares de emprego”, disse o gestor.

Espaço da Cidadania

O Governo do Estado, por meio Sead, também vai inaugurar mais uma unidade do Espaço da Cidadania em Teresina, localizado no Polo Piauí Center. O local tem o objetivo de reunir em um só lugar os atendimentos de alguns órgãos públicos, proporcionando comodidade e agilidade aos usuários.

O novo Espaço da Cidadania vai contar com os serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, serviço de agendamento de consultas médicas online e presenciais com o Piauí Saúde Digital; Águas de Teresina estará presente prestando serviços como abertura de chamados, solicitação de ligação de água, revisão de conta, parcelamento de faturas e emissão de segunda via. Em breve terá também serviços do Detran-PI e da Diretoria Estadual de Proteção ao Consumidor (Decon).

“Com essa unidade estamos ampliando a atuação dos Espaços da Cidadania na cidade e dando as condições ideais de atendimento para que concentrem cada vez mais uma oferta maior de serviços para a população”, explicou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

A Sead possui até o momento 56 Espaços ou Salas de Cidadania no Piauí. Em alguns municípios, as unidades funcionam em parceria com o poder Judiciário, por meio do programa Justo Acesso. Somente em Teresina existem cinco: Grand Shopping Dirceu, Teresina Shopping, Show Auto Mall, Sead e, agora, no Polo Piauí Center.