DestaqueGeral

Audiência pública debate impactos ambientais da produção de hidrogênio verde no Piauí

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou uma audiência pública em Parnaíba para discutir os impactos ambientais do projeto Solatio H2V Piauí, empreendimento voltado à produção de hidrogênio verde no estado.

O projeto, que poderá ser instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, prevê investimentos da ordem de R$ 27 bilhões, com estimativa de gerar cerca de 2,7 mil empregos diretos e indiretos. Com abrangência de 160 hectares, a planta industrial tem como foco a produção de energia limpa a partir da eletrólise da água.

Durante a audiência, o secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, ressaltou que o debate atual trata exclusivamente da licença de implantação da planta industrial, sendo outras etapas – como a autorização para o uso da água do rio – responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), em momento posterior.

“É importante destacar que essa primeira audiência pública é para tratar da licença de implantação da planta industrial, então não é o processo operacional em si. Nós temos destacado para a população que, por exemplo, a extração de água do rio é uma atribuição da ANA, que será feita em um momento posterior. A empresa está fazendo uma das etapas que precisa para operacionalizar o projeto, e tratamos nesta audiência da licença para a implantação, que compete à Secretaria de Meio Ambiente do Piauí”, explicou o gestor.

Representando a Secretaria de Estado das Relações Sociais e Institucionais (Séries), a secretária Núbia Lopes destacou a importância da escuta pública e do diálogo entre governo, população e empresa responsável pelo empreendimento.

“Nosso papel, enquanto gestão pública, é garantir que o desenvolvimento caminhe junto com a responsabilidade social e ambiental. As comunidades tradicionais serão ouvidas, respeitadas e inseridas nesse processo. A audiência pública é um instrumento de construção coletiva. Estivemos na audiência para ouvir, acolher as demandas e assegurar que todas as vozes estejam contempladas nesse processo decisório”, afirmou Núbia.

A audiência pública é um dos mecanismos previstos para garantir a transparência do licenciamento ambiental e fortalecer o papel da sociedade civil na avaliação dos impactos gerados por grandes empreendimentos.

O conteúdo completo do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) está disponível para consulta pública desde o dia 18 de março de 2025 no site oficial da Semarh-PI (www.semarh.pi.gov.br).