CidadeDestaque

Três pessoas morrem com suspeita de dengue em Barras; Sesapi investiga

Três pessoas morreram com suspeita de dengue neste mês de abril no município de Barras, a 128 km de Teresina. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que está investigando os casos para confirmar se os óbitos foram, de fato, causados pela doença. No estado, já há três mortes confirmadas por dengue em 2025.

As mortes em Barras ocorreram nos dias 14, 19 e 28 de abril e envolveram duas mulheres e um homem, todos com sintomas compatíveis com a doença. No entanto, os exames laboratoriais que irão confirmar a causa dos óbitos ainda estão em andamento.

De acordo com o painel epidemiológico da Sesapi, o município registra atualmente 62 casos confirmados e 69 casos suspeitos de dengue. Em resposta ao avanço da doença, a Sesapi anunciou o envio de uma equipe técnica à cidade ainda nesta terça-feira (30).

“Até o momento, temos três óbitos confirmados clinicamente, mas nenhum com confirmação laboratorial. Os pacientes apresentaram sintomas desde a internação até o óbito, e os médicos indicaram dengue como causa provável com base no quadro clínico. Estamos distribuindo panfletos, orientando os moradores sobre ações preventivas e utilizando carro de som. Recentemente, também promovemos um mutirão de combate ao mosquito”, informou o secretário municipal de Saúde de Barras, Francisco de Assis.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) também se manifestou, destacando o aumento dos casos em diversas regiões do estado.

“Nos municípios, temos observado um crescimento dos casos suspeitos de dengue. Os gestores estão colhendo exames e enviando ao Lacen para confirmação. Em Barras, o secretário de Saúde já expressou preocupação, já que o município ultrapassa os 100 casos confirmados da doença”, afirmou.

A população é orientada a redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros dentro de casa e nos arredores.