DestaqueGeral

Governo do Piauí vai transformar antigos prédios da Praça Saraiva em moradias populares

O Governo do Estado do Piauí vai transformar os prédios onde funcionavam a Delegacia Geral da Polícia Civil e o Instituto de Identificação Félix Pacheco, ambos localizados na Praça Saraiva, no centro de Teresina, em unidades habitacionais populares. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (30) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, durante a inauguração do Espaço da Cidadania Digital, também na região central da capital.

De acordo com o secretário, a medida faz parte de um plano mais amplo de revitalização da área central da cidade, que prevê o reaproveitamento de imóveis públicos ociosos para projetos de moradia digna. “O antigo Instituto Félix Pacheco vai ser colocado à disposição da Caixa Econômica para habitação popular, porque também, em breve, a Delegacia-Geral sairá da Praça Saraiva. Então todo aquele quarteirão servirá para isso, com participação do Governo do Estado”, afirmou Chico Lucas.

A proposta busca não apenas oferecer habitação, mas também estimular a ocupação urbana e a movimentação no centro da cidade, que sofre com o abandono de diversos prédios públicos e privados. “A ideia é revitalizar o centro. Existe uma série de questões, principalmente de imóveis abandonados. Todos os imóveis que estão abandonados por parte do Estado estão sendo revitalizados”, destacou o gestor.

A iniciativa integra uma articulação entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Teresina e o setor da construção civil, por meio do Sinduscon, com o objetivo de recuperar a vitalidade econômica e social do centro de Teresina. A Secretaria de Administração (Sead) está conduzindo um levantamento dos prédios públicos sem uso, para identificar quais podem ser reformados e adaptados a novos propósitos.

Entre os exemplos recentes citados por Chico Lucas está a cessão do antigo prédio do Emater ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde foi instalado um centro de pós-graduação. Outro destaque é a transformação do Instituto Antonino Freire em uma unidade do Impa Tech, iniciativa voltada à formação tecnológica de excelência.

“O Governo do Estado está se comprometendo, juntamente com o Sinduscon e a Prefeitura, justamente porque a gente entende que o centro tem que ter movimento. Isso só vai ser possível com a retomada da moradia no centro de Teresina”, concluiu o secretário.