Acidentes com motos caem 45% em Teresina após liberação de faixa exclusiva, diz prefeito
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, avaliou positivamente os dados divulgados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que indicam uma redução de 45% nos atendimentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) relacionados a acidentes com motocicletas na capital.
De acordo com o gestor, o resultado reforça a eficiência das políticas adotadas no trânsito, especialmente a liberação da faixa exclusiva dos ônibus para o tráfego de motociclistas, uma medida simples que, segundo ele, não gerou custos adicionais à prefeitura.
“Já tivemos uma redução significativa de mais de 40% dos acidentes com mortes em Teresina com uma medida simples, que não custou dinheiro: permitir que os motociclistas percorram as faixas que antes eram exclusivas para ônibus e táxis”, destacou Silvio Mendes.
Uso correto da faixa ainda é desafio
Apesar da liberação, o prefeito pontuou que muitos motociclistas ainda não utilizam a faixa exclusiva de forma adequada, optando por trafegar no meio dos veículos. Ele reforçou que o uso da faixa é autorizado e não implica em penalidades.
“Estão autorizados, sem pagar multa, sem nenhuma penalidade, a usar uma faixa de segurança. Os dados mostram uma redução significativa dos acidentes com mortes, e também dos acidentes com danos sem vítimas fatais”, reforçou.
Menos acidentes, menos gastos com saúde
Silvio Mendes também destacou o impacto da redução dos acidentes nos custos do sistema de saúde pública, especialmente no HUT, que enfrenta um déficit mensal superior a R$ 20 milhões entre os serviços prestados e o que é efetivamente repassado para custeio.
“Reduzir acidentes significa também menos sofrimento para as famílias e menos despesas públicas. Isso mostra que estamos no caminho certo, cercados de gente de boa fé, de boa vontade, que quer o melhor para Teresina”, concluiu o prefeito.