Prefeito Silvio Mendes recebe missão do UNFPA/ONU para fortalecer parcerias em Teresina nesta quinta (15)
Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, receberá no Palácio da Cidade a representante do Fundo de População da Organização das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, para reforçar a cooperação entre a Prefeitura e a agência internacional. Durante o encontro, será assinado um novo memorando de entendimento para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela Agenda Teresina 2030.
Durante a solenidade será feito o lançamento de uma nova ferramenta, a Heat Insights, uma solução baseada em dados e alimentada por IA (inteligência artificial) para ajudar a cidade a analisar riscos potenciais que podem surgir como resultado do calor extremo e do efeito das ilhas de calor urbanas.
Na ocasião, será apresentado o relatório final da pesquisa “O impacto do calor extremo no desenvolvimento da gravidez em mulheres de Teresina”, realizada pela Agenda Teresina 2030 em parceria com o UNFPA. Para a realização dessa pesquisa, Teresina venceu o desafio global “Climate Change XX: Women’s Health in Focus”, proposto pelo UNFPA – Fundo de Populações das Nações Unidas, no ano passado. O estudo, conduzido em 75 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, revela que a maioria das gestantes associam sintomas como tonturas, ansiedade, fadiga e pressão alta às altas temperaturas e destacam a necessidade de orientações mais qualificadas para lidar com o problema.
A missão é coordenada pela Agenda Teresina 2030, órgão da Prefeitura responsável por articular parcerias com instituições nacionais e internacionais em temas como sustentabilidade, justiça climática, primeira infância e governança. O encontro contará com a presença de secretários municipais de diversas pastas, reforçando o compromisso da gestão com a execução dos projetos.
“Temos uma parceria sólida com o UNFPA, que já trouxe resultados importantes para Teresina. É uma honra receber esta missão e ampliar nosso trabalho em benefício da população mais vulnerável”, afirmou o prefeito Silvio Mendes.
Além da reunião, a comitiva do UNFPA visitará a Casa da Mulher Brasileira, equipamento público que oferece atendimento integral a mulheres em situação de violência doméstica, incluindo acolhimento, apoio psicossocial, assistência jurídica e incentivo à autonomia econômica. O espaço também dispõe de brinquedoteca, garantindo um ambiente seguro para as crianças acompanhantes.
Heat Insights
Teresina foi selecionada pela IBM e a C40 Cities como uma das seis cidades brasileiras a participarem do desenvolvimento da ferramenta Heat Insights, uma solução pioneira baseada em dados e alimentada por IA (inteligência artificial) para ajudar as cidades a analisar riscos potenciais que podem surgir como resultado do calor extremo e do efeito das ilhas de calor urbanas.
Participam da iniciativa também Rio de Janeiro, São Paulo, Cáceres, Coxim, Salvador e Belo Horizonte, no Brasil, além de outras cidades na África e Índia.
Essa plataforma vai ser alimentada com dados de todas essas cidades (saúde, educação, economia, previsões meteorológicas, clima e outros). A IA analisará essas informações e permitir que as cidades criem estratégias de adaptação para ajudar a aliviar os riscos à saúde da população e os encargos econômicos, ao mesmo tempo em que fortalecem os esforços nacionais de resiliência.