DRACO deflagra Operação Retomada 2 no Torquato Neto com apoio da Polícia Militar
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Retomada 2 – DRACO 214, com foco no combate ao crime organizado na zona Sul de Teresina, especialmente no residencial Torquato Neto.
A ação tem como objetivo o cumprimento de 144 mandados de busca e apreensão, com foco na desarticulação de uma organização criminosa envolvida em invasões a residências, roubos e outros crimes graves. Até o momento, duas pessoas foram presas e um homem foi conduzido para prestar esclarecimentos.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, afirmou que a operação confirma os efeitos das ações anteriores na região. “Hoje estamos dando continuidade ao conjunto de ações do Pacto pela Ordem aqui no Torquato Neto. Retornamos à área conhecida como ‘Quadra da Babilônia’ e constatamos que os criminosos não estão mais ocupando os locais vistoriados. Isso mostra que conseguimos enfraquecer significativamente a presença do crime organizado nessa região”, ressaltou.
Ainda segundo o delegado, novas ações estão programadas para os próximos dias, com apoio judicial já garantido. A expectativa é que o modelo aplicado no Torquato Neto seja expandido para outras áreas da capital e do interior do estado.
A ofensiva conta com o apoio de diversos setores da segurança pública, incluindo a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), além de unidades da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM).
Também integram a operação a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), o Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que “a Operação Retomada 2 é mais um desdobramento do esforço estratégico do Governo do Estado, por meio do Pacto pela Ordem, para enfraquecer as bases operacionais do crime organizado e garantir segurança à população”.