Alepi ja tem cronograma para escolher do novo conselheiro do TCE
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) definiu, nesta segunda-feira (09), que a eleição para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai acontecer no dia 16 de setembro. Foi definido ainda o edital com prazos e exigências para as inscrições dos candidatos ao cargo.
“Já foi definido o edital, ele vai ser publicado no site da Assembleia, mas o que ficou previamente certo no edital é que no dia 16 de setembro será a arguição e eleição no mesmo dia”, afirmou o deputado Júlio Arcoverde.
Ainda de acordo com o cronograma, as inscrições vão iniciar na próxima sexta-feira (13) e seguem até o dia 27 de agosto.
Participaram da reunião, Themístocles Filho, Júlio Arcoverde, Zé Santana, João Madison, Carlos Augusto, Oliveira Neto, Flora Izabel e Evaldo Gomes.
Confira abaixo o cronograma
13 a 27 agosto – prazo para as inscrições
03 de setembro – divulgação dos pedidos de inscrição
03 a 09 de setembro – prazo para apresentação de recursos
13 de setembro – divulgação da relação dos candidatos aptos a sabatina
16 de setembro – sessão para arguição dos candidatos e eleição
Requisitos
Entre os requisitos para concorrer à vaga estão: ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro, ou de administração pública; mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija, em ambos os casos, os conhecimentos previstos.
Aposentadoria de Luciano Nunes
O conselheiro Luciano Nunes se despediu do TCE, no dia 7 de julho, após 27 anos de atuação no órgão. Ele encerrou sua trajetória no tribunal três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória. O conselheiro Jaylson Campelo foi convocado para substituir, temporariamente, a vaga de Nunes.
Quem são os candidatos à vaga de conselheiro do TCE-PI
Os seis nomes que já manifestaram interesse no cargo são os deputados Flora Izabel (PT), Ziza Carvalho (PT), Zé Santana (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e Flávio Nogueira Júnior (PDT).