Equatorial: segurança – “Fuga de corrente”
A “fuga de corrente” é como é chamada a energia que “escapa” de fios, condutores, carcaças de equipamentos, sempre por uma falha ou desgaste da isolação.
Os seus efeitos podem causar acidentes graves por choque elétrico e danos aos equipamentos e à instalação elétrica. Quase sempre, a fuga tem caráter silencioso e se não for eliminada pode resultar num curto-circuito severo, bem como incêndio.
Para evitar esse problema, a Equatorial Piauí destaca que uma das premissas básicas para se obter uma instalação elétrica segura é que seja realizado um projeto elétrico da construção/reforma.
Como orientações para prevenção e eliminação da fuga de corrente, a Equatorial Piauí reforça: realizar manutenção preventiva das instalações elétricas a cada 5 anos por um profissional qualificado, não utilizar fios desencapados ou mal dimensionados, não deixar a fiação exposta a agentes corrosivos, eliminar emendas malfeitas, não usar equipamentos com defeitos, manter o quadro de distribuição em boas condições de limpeza e organização, utilizar materiais elétricos de boa qualidade, evitar o uso contínuo de “T”/benjamim e sempre chamar um especialista técnico para projetar e executar reformas ou manutenções nas instalações.
Cuide da sua segurança e da sua família. Mais informações e orientações podem ser obtidas no site da Equatorial Piauí.