Ford Bronco Sport será lançado dia 20 com exclusividade na Antares Teresina, acompanhando o lançamento nacional.
A Ford confirmou a chegada do Bronco Sport ao Brasil com lançamento em 20 de maio. Mas, antes de chegarmos lá, quando teremos acesso ao preço, UOL Carros já teve um contato com o novo SUV médio da marca. O modelo chegará ao Brasil, por enquanto, em uma versão única, Wildtrak. Esse nome só é utilizado no Bronco Sport, que tem plataforma monobloco, aqui na América do Sul. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse nome de versão está disponível unicamente para o Bronco, rival do Jeep Wrangler com duas ou quatro portas.
Além da versão Wildtrak, os vizinhos argentinos terão também uma versão de entrada, a Big Bend. A principal diferença entre as duas está sob o capô. O Bronco Sport Wildtrak vem com o motor quatro cilindros 2.0 turbo de 240 cv, enquanto o Big Bend usa o 1.5 turbo de três cilindros, ambos a gasolina. Para os dois casos, o câmbio é o automático de oito marchas
Falando da versão que teremos por aqui, ela é bem completa e traz uma série de itens tecnológicos. Entre eles há câmeras 360º (uma em cada espelho, na tampa traseira e na grade do motor) que formam a imagem superior do carro, além de ter função de uso no off-road. É possível ligar a câmera dianteira para ter uma visão extra da dianteira em percursos fora de estrada e garantir que as rodas fiquem fora de buracos, por exemplo.
O carro traz ainda nove airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e de descida, que regula a velocidade sem precisar acionar o pedal de freio. Outro item é o controle de velocidade adaptativo com a função Tráfego. Com isso, além de manter velocidade e distância, o carro consegue parar totalmente e retomar o movimento assim que o carro à frente andar também. O carro traz ainda teto solar, mas não panorâmico.
Por fora, a primeira vista, o Bronco Sport traz detalhes que são heranças do Bronco original e do irmão maior moderno, como a grade toda furada com o nome do carro em relevado sobre ela. Os faróis Full-LEDs vêm com formato redondo dentro da máscara, para dar um ar retrô-moderno ao SUV e também remetem ao original. As linhas gerais da carroceria não são empolgantes. O jipão quadrado precisou apostar nisso para manter a herança do Bronco. Por dentro, a cabine é bem projetada, mas o acabamento não está acima do que é encontrado no seu principal rival, o Jeep Compass.
Ou seja, há uma combinação entre couro dos bancos, painel emborrachado e plástico duro em algumas áreas como as portas e no console. Por outro lado, uma solução bem prática do Bronco Sport é que todo o assoalho, inclusive do porta-malas, é forrado de um revestimento emborrachado, que facilita a limpeza após práticas no off-road. Os comandos estão à mão e o painel de instrumentos é analógico, mas traz uma tela de TFT colorida no centro que pode ser configurada para diferentes informações. A central multimídia fica destacada do painel, como era no Ka, e tem integração a Apple CarPlay e Android Auto apenas por cabo.
No console central há espaço para carregamento de smartphone por indução com uma moldura que evita que o aparelho saia da posição, pensando no uso off-road. Ali também está o seletor giratório dos modos de condução, o G.O.A.T.. A sigla que geralmente significa “Greatest of All Times”, ou “melhor de todos os tempos”, em tradução literal, foi “repaginada” pela Ford para “Go Over Any Type of Terrain”, ou “Passa por todo tipo de terreno”, em português. Claro, que isso traz uma certa provocação ao principal rival, o Jeep Wrangler fazendo o trocadilho na sigla.
São sete modos: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rock Crawl (Rocha). Em cada um deles fica preestabelecido o comportamento do sistema de tração, bloqueio de diferencial, resposta de câmbio e acelerador, para lidar com os diferentes tipos de terreno. O sistema é simples e intuitivo, não dando margem para erro. Importado do México, o Bronco Sport oferecerá também o sistema de abertura do vidro da tampa do porta-malas, segundo a Ford, para mais praticidade e também retomando um sistema que o Bronco original já oferecia. No porta-malas há também um divisor de espaço para modular a área e que vira uma mesa apoia no para-choque traseiro.
Easter Eggs Famosos nos Jeep Renegade e Compass, os Easter Eggs são pequenos detalhes que os projetistas colocam no carro para fazer menção a uma geração anterior, por exemplo. E tal qual o rival, o Bronco também apela para essa “brincadeira”. Entre os easter eggs encontrados pela reportagem estão o cavalo dentro do farol, na tampa de combustível há três versões do Bronco, com cabine, semicabine e conversível.
No vidro da tampa do porta-malas há uma reprodução do Bronco original com o sistema de abertura do vidro que já existia. E dentro do porta-malas há nas alças para prender cordas ou redes, o desenho de um laço, para “laçar” o Bronco.
Fonte: Uol