Ação educativa contra a violência é realizada por escola municipal da zona Rural
A Escola Municipal Laurindo de Castro, localizada na zona Rural de Teresina, realizou na manhã desta sexta-feira (27), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, uma palestra com o tema violência e segurança. O objetivo foi proporcionar aos pais informações que contribuam para um diálogo com as crianças sobre essa temática. Participaram da ação toda comunidade escolar: pais, professores e funcionários da unidade de ensino.
Durante o encontro, foram levantadas diversas causas e consequências da violência, como também da segurança, além de um alerta sobre os perigos da falta de respeito nas relações, presente tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços e contextos da sociedade.
O momento promoveu a reflexão e compreensão dos pais e responsáveis sobre a percepção de que a violência geralmente começa dentro de casa, mostrando que quando a criança é educada da forma correta, pode ser um agente transformador da cultura da paz. Assim, é necessário acabar com todo e qualquer tipo de violência, visando enfatizar o respeito ao próximo, além de estimular autonomia, organização e criatividade dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Segundo a palestrante, Ten. Coronel Elizete Lima, “é de grande importância que nós tenhamos esse contato com a comunidade, sobretudo com na zona Rural, onde precisamos fazer esse alerta sobre a responsabilidade social, começando dentro da família e passando pela escola para que tenhamos cidadãos responsáveis”, apontou Elizete.
“Falamos sobre segurança e a importância dela no contexto social do momento. Pretendemos, com isso, criar um ambiente de respeito em todos os ambientes de rotina dos nossos alunos”, disse a diretora da escola, Raimunda de Resende.