DestaqueGeral

Alunos de escola municipal se preparam para competições de foguetes e satélite

Alunos da turma de Astronomia do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), em Teresina, estão se preparando para a a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), competição realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Que acontece no dia 19 de maio, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Os participantes são avaliados pela construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet. Os professores coordenam os lançamentos e medem os alcances horizontais obtidos pelos foguetes, do local de lançamento ao da queda. As equipes que lançam foguetes mais distantes ganham medalhas e podem representar a escola em etapas futuras da competição.

Além disso, a competição também premia professores e diretores com certificados de participação. Os alunos da turma de Astronomia do COE estão se preparando para outras competições, como a Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT MCT), cuja etapa final será o lançamento de um satélite no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

O COE foi criado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), para aprofundar os conhecimentos dos alunos de alto rendimento. São alunos de escolas municipais que assistem aulas aos sábados e participam de competições de conhecimento nacionais e até internacionais. Ao longo dos últimos anos, os alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional conquistaram mais de 1.500 medalhas em diversas olimpíadas do conhecimento. A expectativa é que ao longo deste ano eles tenham novas conquistas.

A coordenadora de Astronomia, Robótica e Física do COE, Francisca Regina, destaca o interesse e a dedicação dos alunos. “Eles são bem interessados e participativos e estão se preparando para as competições com muito empenho”. Já o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, ressalta a importância do Programa Cidade Olímpica Educacional para a formação dos alunos. “O programa tem contribuído para o desenvolvimento do potencial dos alunos, estimulando o interesse pela ciência e tecnologia e preparando-os para desafios cada vez maiores”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *