Apesar de proibição, 63% dos alunos do Ensino Médio ainda levam celular para a escola
Uma pesquisa da iniciativa Equidade.info em parceria com a Frente Parlamentar da Educação apontou que 63% dos estudantes do Ensino Médio ainda levam o aparelho celular para a escola todos os dias, apesar da entrada em vigor da lei que proíbe seu uso em instituições de ensino.
Entre os que levam o celular para a escola, mais da metade dizem que acessam o celular durante a aula (54%). O uso também acontece no pátio (53%), nos banheiros (32%) e no refeitório ou cantina (26%).
A lei que entrou em vigor em janeiro só permite o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula para fins didáticos ou pedagógicos, e a partir de orientação de profissionais da educação. Mesmo pátios e refeitórios estão proibidos, porque o uso não é permitido nem durante os intervalos ou recreio.
As exceções são para a inclusão de estudantes com necessidades específicas ou em situações excepcionais de perigo, estado de necessidade ou em caso de força maior. Entre estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, 51% dos estudantes disseram que não levam mais o celular para a escola, 33% levam todos os dias, 7% disseram levar “na maioria dos dias” e 6% “em poucos dias”.
A pesquisa foi feita pela iniciativa que não tem fins lucrativos e coleta dados sobre a educação básica. As entrevistas foram feitas entre fevereiro e março deste ano, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 1.057 mil alunos e 257 professores em 146 escolas. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
As entrevistas foram feitas em escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todas as etapas de ensino. Apenas unidades de ensino prisionais e socioeducativas ficaram de fora do levantamento, onde celulares já não eram permitidos.