Após críticas, Ferrovia Transnordestina confirma reforma na Ponte Metálica em 2025
Imagens que circularam recentemente nas redes sociais levantaram questionamentos sobre o estado da Ponte Metálica João Luís Ferreira, que conecta Teresina (PI) a Timon (MA). As fotos mostravam um aparente desgaste na estrutura de concreto que fixa a base da ponte, expondo parte de ferro da construção.
MANIFESTAÇÃO DE AUTORIDADE
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, também se manifestou sobre o caso e criticou os problemas detectados. Segundo ele, a situação é preocupante, e o gestor chegou a acionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para avaliar a ponte. Contudo, a responsabilidade pela manutenção é da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que administra a estrutura.
Diante da repercussão, a FTL negou qualquer risco estrutural, mas anunciou que realizará reformas.
“A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) esclarece que a ponte João Luís Ferreira, que liga os municípios de Teresina (PI) e Timon (MA), permanece íntegra e segura, não apresentando riscos. É importante destacar que a estrutura passou por reformas para recuperação do pavimento em 2021 e conta com laudo técnico elaborado por engenheiro especializado”, informou a assessoria.
REFORMA DE TABULEIRO
A empresa confirmou que em 2025 haverá uma reforma no tabuleiro (pista rodoferroviária) da ponte. Para 2026 e 2027, estão previstas outras intervenções focadas em manutenção.
“Já há ações em curso para 2025 para reforma do tabuleiro (pista rodoferroviária) e, para 2026 e 2027, outras intervenções focadas em manutenções estão previstas no cronograma. Por fim, a FTL reforça que a segurança é um compromisso inegociável para a empresa”, diz a nota.