CidadeDestaque

Após reunião com empresários, Silvio Mendes diz que é preciso ousar para resolver problema do transporte

Após uma reunião de portas fechadas com empresários do setor de transporte coletivo de Teresina, o prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil) afirmou que é preciso ousar para solucionar os problemas enfrentados pelo sistema de transporte público da capital piauiense. O encontro ocorreu na sede do partido União Brasil, na zona Leste de Teresina, na manhã desta quinta-feira (16).

Estiveram presentes representantes dos consórcios Poty, Urbanus, Teresina, além da empresa Transcol e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). A principal pauta foi o aumento da frota de ônibus, medida anunciada pelo prefeito eleito no dia anterior.

Silvio Mendes destacou que o transporte coletivo é hoje o segundo maior problema de Teresina, atrás apenas da saúde pública. “Temos que ter capacidade de diálogo para evitar esse tipo de desgaste que atinge a cidade. Precisamos mostrar sinais concretos de que o sistema pode recuperar a credibilidade. É preciso ousar. Quem não tiver coragem de ousar, deve deixar o setor”, declarou.

Propostas e mudanças anunciadas

Entre as propostas discutidas na reunião, Silvio Mendes apresentou uma solução inicial para aproximar o transporte coletivo dos moradores das regiões mais distantes da capital: a utilização de vans para ligar bairros periféricos aos terminais de ônibus, que estão atualmente desativados.

Além disso, o futuro gestor anunciou que pretende convocar o engenheiro responsável pelo modelo de integração do transporte coletivo implantado antes da pandemia para reformular o projeto. “A integração deverá ser resgatada. O engenheiro que elaborou o plano diretor deve vir a Teresina para atualizar a proposta, porque da forma como está, não funcionou”, explicou Mendes.

Novas diretrizes para o transporte

Silvio Mendes também listou mudanças imediatas que devem ser implementadas na próxima gestão:

  • Negociação com os empresários: Reunião com representantes do setor para discutir a retomada dos serviços e a ampliação da frota de ônibus.
  • Liberação das faixas exclusivas: As faixas de ônibus serão compartilhadas com motos e táxis, independentemente de estarem com passageiros. Para os motoristas de aplicativos, a liberação ocorrerá apenas após regulamentação aprovada pela Câmara Municipal.
  • Nova licitação para paradas de ônibus: Será aberta uma nova licitação para atender as 590 paradas de ônibus existentes na capital.

Agenda com foco no Centro de Teresina

Ainda na tarde desta quinta-feira, Silvio Mendes terá reuniões com entidades que tratam da revitalização do Centro de Teresina, outro desafio importante para a próxima gestão municipal.

Com essas medidas, o prefeito eleito busca apresentar soluções pragmáticas e recuperar a confiança da população no sistema de transporte público da cidade.