Arquidiocese divulga horários das celebrações no Dia de Finados e reforça importância de rezar pelos falecidos
No dia 02 de novembro, a Igreja dedica um dia de orações aos fiéis defuntos que foram buscar a plenitude da vida diante da face de Deus. Como forma de fazer memória e rezar por aqueles que já partiram, alguns cemitérios e comunidades que integram o território geográfico da Arquidiocese de Teresina, preparam uma programação para a vivência deste dia.
O padre Yago Waquim, ministro das funções sacerdotais na Diaconia Territorial Nossa Senhora Virgem de Fátima, afirma que a oração pelos mortos tem base bíblica, onde em uma das passagens Judas Macabeus (2Mc, 43-46) aparece coletando sacrifícios no templo em favor de seus amigos mortos em uma batalha.
“É por isso que os católicos são convidados a rezar pelos falecidos, como também ir aos cemitérios, oferecendo velas e orações, pois isso ajuda na caridade aqueles que já partiram. Ao oferecermos estas orações, nós cristãos estamos colaborando com a graça divina para que aquele irmão ou irmã que está ligado a mim através da comunhão dos santos, possa ser ajudado a obter a graça do céu”, explicou.
No Dia de Finados todos são convidados a elevar as suas preces pelo descanso daqueles que estão no purgatório. O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, celebrará no horário de 7h no Cemitério São Judas Tadeu (Noivos).
Confira alguns horários de celebrações:
Zona Leste
– Cemitério São Judas Tadeu (Bairro Noivos) – 7H – Presidida por Dom Juarez Marques / 9H/ 15H/ 17H
– Cemitério Santa Mônica (Pedra Mole) – 7H / 17H
Zona Norte
– Cemitério São José (Matinha) – 6H30/ 8H e 17H
– Cemitério São João Batista (Bairro Santa Maria das Vassouras) – 07H
– Cemitério da Santa Maria da Codipi – 09H e 17H
– Cemitério do Poty Velho – 7H
– Cemitério Santo Antônio (Buenos Aires) – 7H e 17H
Zona Sudeste
– Jardim da Ressurreição – 07H e 10H
– Cemitério do Renascença 1 – 07H, 09H e 17H
Zona Sul
– Cemitério da Areias – 07H
Zona Rural
– Recanto da Saudade (BR-343) – 8H30 e 17H