Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (07) em Teresina
A Fundação Municipal de Saúde )FMS) inicia na próxima segunda-feira (07) a campanha da vacinação contra a infuenza (gripe) em Teresina. A abertura oficial será às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Saci.
A partir dessa data, todas as UBSs da capital, além do posto de vacinação no Teresina Shopping, estarão abastecidas com as doses da vacina. Nesta primeira etapa, o público-alvo da campanha inclui idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
Segundo Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, a estratégia será expandir gradativamente os grupos prioritários, de acordo com a disponibilidade de doses e a capacidade das salas de vacinação.
“A vacina contra a gripe é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza. Além disso, a imunização contribui para evitar a sobrecarga do SUS, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus”, explica.
Horários de funcionamento
– UBSs: Segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
– Teresina Shopping (Edifício garagem G3): Segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Vacinação HPV
Outra campanha em andamento é a de vacinação contra o HPV que começou nesta sexta-feira (4). A ação seguirá até junho de 2025 e tem como objetivo imunizar mulheres e homens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina, essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
Em Teresina, as campanhas de vacinação têm registrado maior adesão entre mulheres, em função da prevenção do câncer de colo de útero, mas é fundamental que os homens também recebam a vacina.
“O HPV não distingue gênero e está relacionado a vários tipos de cânceres que afetam homens, como os de pênis, ânus e orofaringe. Além disso, a vacinação masculina ajuda a reduzir a transmissão do vírus. Portanto, vacinar-se é um cuidado individual e coletivo”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Emanuelle reforça que a campanha terá uma estratégia de resgate para vacinar jovens de 15 a 19 anos ao longo dos meses de abril, maio e junho. “Mas a vacina segue sendo ofertada regularmente para o público de 9 a 14 anos, faixa etária já contemplada na vacinação de rotina, e para grupos especiais, como pessoas com papilomatose respiratória recorrente, indivíduos em profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e imunossuprimidos com idades entre 9 e 45 anos”, acrescenta.
A vacinação também está disponível em todas as UBSs e no Teresina Shopping.