CASACOR Piauí 2025 homenageia Tereza Melo na segunda edição da Mostra
Com o tema “Semear Sonhos”, a próxima edição acontecerá de 15 de maio a 29 de junho
Na segunda edição da CASACOR Piauí, que inicia no dia 15 de maio de 2025 na capital, Tereza Melo, idealizadora da Trapos e Fiapos, será a figura homenageada em reconhecimento à sua dedicação de pensar um mundo conectado ao ancestral e respeito à natureza. O tema desta edição da exposição é “Semear Sonhos”, o que representa uma responsabilidade em conectar projetos arquitetônicas, design de interiores e de paisagismo por meio da bioarquitetura e sintonia com o meio ambiente. Em homenagem à Tereza, o arquiteto Eduardo Avelino, que participa pela segunda vez da Mostra, assinará o ambiente “Varanda Veredas”.
Nesse sentido, a exposição entrou em sinergia com a Trapos e Fiapos, criada pela Tereza Melo, médica sanitarista, que buscava a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Santa Rita (zona rural de Teresina-PI). Com a tecelagem de inúmeros produtos feitos à mão, a exemplo de tapetes e bolsas atemporais, se instaurou como uma forma de renascimento para os moradores da região. Com relação à CASACOR Piauí, Tereza coloca que a Mostra “não foca só no interior da moradia, mas nos moradores, nos arredores, na comunidade e no mundo”, pontua. Quanto ao convite para ser a homenageada, destaca que esta “roda me faz espiar o que carrego no meu matulão: o que sonho, o que penso, em que e em quem creio; o que faço, como faço, que rastros deixo”, expressa.
A Trapos e Fiapos esteve presente nos ambientes da Mostra em 2024 com tapetes e outros adereços como peças de decoração e, inclusive, com ação de plantio de mudas no espaço “Agrofloresta DECA”, que foi assinado por João Almeida e Gustavo Almeida. Neuma Figueirêdo, Diretora da CASACOR Piauí e Ceará, pontua que na escolha dos homenageados “levamos em conta o impacto que o trabalho desenvolvido pela pessoa tem na vida dos outros. Buscamos sempre que possível uma relação com a nossa área de atuação, que é a arquitetura, o design, artesanato, as artes plásticas ou a indústria do nosso setor. É sempre um nome respeitado e com reconhecimento público. A Tereza encaixa-se perfeitamente neste perfil, pois é referência nacional no design e artesanato. Projeta o Piauí para o mundo com um produto de qualidade e identidade únicos”, endossa.
Ambiente “Varanda Veredas” reflete o trabalho e vida de Tereza Melo
Para o arquiteto Eduardo Avelino, que integra mais uma vez o elenco CASACOR Piauí, é uma admiração e responsabilidade criar o ambiente “Varanda Veredas” em homenagem à Tereza Melo. “A intenção de capturar a essência da Tereza e transmitir o quanto ela me impacta é desafiador. No entanto, esse processo de criar algo para uma pessoa tão especial tem uma energia única e empolgante. Penso que é uma forma de expressar minha gratidão e respeito não só por sua arte, mas pela pessoa Tereza. Sempre carinhosa e que leva luz a todos em sua volta”, expressa.
Com relação ao que o público pode esperar, Eduardo compartilha que o seu ambiente “é um reflexo do trabalho e da vida da Tereza, ou seja, algo simples, mas ao mesmo tempo sofisticado. Essa conexão entre o artesanato dela e a minha arquitetura moderna poderá ser facilmente sentida, pois a arte manual e o design contemporâneo irão se complementar e gerar uma experiência única aos visitantes, trazendo calor, textura e um senso de identidade ao ambiente”, endossa.
Projeto da homenageada se conecta ao tema da edição
Quando se avalia o trabalho dela sob a perspectiva do tema da CASACOR para 2025, “vemos que ‘Semear Sonhos’ é o que Tereza faz, literalmente. Desde a relação com a comunidade e profissionais que trabalham com ela à origem da matéria-prima de utiliza em seus produtos”, reitera Neuma. A Diretora acrescenta, dessa forma, que a expectativa é cada vez mais “projetar este trabalho da Trapos e Fiapos tão importante para um público bem diverso, que é o público de CASACOR. Profissionais da área da arquitetura, decoração e design, mas também estudantes, influenciadores e consumidores”, pontua.
Para esta edição, Tereza Melo compartilha imaginar uma “CASACOR Piauí 2025 abastecida de bons e frutuosos sonhos, considerando que só podemos concretizar o que está dentro. O adubo para a semente dos sonhos a CASACOR Piauí tem de sobra”, finaliza.