Chuva causa alagamentos e quedas de árvores em várias regiões de Teresina
Na tarde e no início da noite desta sexta-feira (3), uma forte chuva acompanhada de ventos intensos provocou alagamentos, quedas de árvores e transtornos em diversas regiões de Teresina. Segundo informações da RedeColab da Defesa Civil, o pluviômetro na região Sudeste da cidade registrou 32 milímetros de chuva em menos de duas horas, destacando a intensidade do temporal.
Entre os diversos incidentes, uma árvore caiu sobre um carro da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) na Avenida José dos Santos e Silva, no Centro. O gerente de Operações de Trânsito da STRANS, Denys Cleiton, relatou que o veículo estava em deslocamento para monitorar vias alagadas e semáforos defeituosos quando foi atingido pela árvore. “Estava fazendo o deslocamento para fazer o trabalho de verificar vias alagadas e semáforos com defeito, em pane, e aí infelizmente uma árvore caiu sobre o nosso veículo na Avenida José dos Santos e Silva, próximo ao Instituto de Previdência Municipal. Mas felizmente, não tivemos vítimas, apenas danos materiais”, afirmou Denys Cleiton.
Falta de Energia e Interrupção no Abastecimento de Água
Alguns bairros de Teresina sofreram com a interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que também impactou o abastecimento de água. A concessionária Águas de Teresina informou que a falta de energia afetou o funcionamento do sistema de abastecimento nas zonas Leste e Norte da capital. Segundo a empresa, o fornecimento será restabelecido tão logo a energia seja normalizada.
Outros Registros de Danos
Além do incidente com o veículo da STRANS, outras árvores também caíram em diferentes pontos da cidade. Uma árvore foi registrada caída dentro de um condomínio na Zona Leste, enquanto outra caiu na PI-112, no trecho entre Teresina e José de Freitas, causando transtornos ao trânsito.
A situação reforça a necessidade de precaução em dias de chuvas intensas, com a população sendo orientada a evitar áreas de alagamento e manter-se atenta a quedas de árvores e outros possíveis riscos durante temporais.
Semáforos sem funcionamento
O gerente de Operações de Trânsito da STRANS também informou que a prioridade agora está sendo a retomada do funcionamento de semáforos que ficaram em pane após a chuva.
“Nossas equipes estão indo ali para a região da Kennedy com o Dom Severino, Joaquim Ribeiro comigo e a Rosa, que são semáforos de cruzamentos um pouco mais em movimento para a gente fazer o controle e operação de trânsito e fazer o reset do semáforo para que volte à normalidade”, disse.