ClimaTHE 23: Prefeitura de Teresina realiza evento para debater mudanças climáticas
A Prefeitura de Teresina tem avançado em estudos e ações para analisar os efeitos das mudanças climáticas na capital, bem como trabalhado no enfrentamento desta realidade. Para isso, através da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, foi incluído no calendário do município, a partir deste ano, um evento focado em analisar e trabalhar os efeitos das mudanças climáticas na capital, o ClimaTHE 23.
O evento será realizado no dia 20 de Março, no Cine Teatro UFPI, e contará com palestras, mesa redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases de efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da capital.
Para avançar de forma assertiva nas discussões, a Prefeitura traz para este evento, o Secretário Municipal do Clima de Niterói/RJ, Luciano Paez, a primeira secretaria do clima em nível municipal do Brasil. A programação será gratuita, mas as inscrições são limitadas e devem ser feitas através do site institucional da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (https://semplan.pmt.pi.gov.br/).
Leonardo Madeira, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente e coordenador da Agenda Teresina 2030/Semplan, aponta que a apresentação dos resultados obtidos por meio dos estudos é apenas um passo para o tamanho do desafio que se apresenta.
“A Agenda Teresina 2030 entende que os efeitos das mudanças climáticas já estão transformando nossa sociedade e é necessário, de maneira urgente, compreender os seus efeitos e criar medidas de mitigação e/ou adaptação. Por isso, inserimos esta pauta no calendário da cidade e anualmente vamos ter eventos como esse”, pontuou.
Durante o evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deve assinar um decreto de inovação, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística no Município.
Parcerias
O ClimaTHE23 será uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), CAF (sigla em inglês para Banco de Desenvolvimento da América Latina); Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Centro de Tecnologia (CT/UFPI); Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU/UFPI); Centro de Liderança Pública (CLP); Prefeitura de Niterói; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Consórcio CODEX/ ICare.