Com novo aparelho inaugurado novembro, HGV realiza angioplastia de alta complexidade
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou com sucesso a primeira angioplastia com colocação de stent utilizando o novo aparelho de hemodinâmica, inaugurado em 18 de novembro pelo governador Rafael Fonteles. O procedimento, considerado avançado no tratamento de doenças arteriais e cardíacas obstrutivas, foi essencial para salvar a vida do trabalhador rural Miramar da Cruz, de 52 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio (IAM).
O senhor Miramar relatou sua experiência ao ser transferido do município de Alto Longá, a 80 km de Teresina, para o HGV: “Cheguei aqui e fui direto para a UTI, onde fiz o procedimento. Foi um milagre!”, explica o Senhor Miramar.
O cirurgião responsável destacou a importância do procedimento rápido para desobstruir a artéria coronária e prevenir complicações fatais. “Esse paciente foi submetido a uma angioplastia com colocação de stent, que são procedimentos realizados em pacientes que estão com infarto agudo do miocárdio (IAM). Como o mecanismo básico desta doença é uma obstrução da artéria coronária, o tratamento consiste em desobstruí-la o mais rápido possível, impedindo que uma isquemia se torne um infarto, foi o que fizemos no senhor Miramar. Se não tivesse feito rápido, ele poderia vir a óbito”, explica o cirurgião.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, celebrou o novo serviço, enfatizando que ele representa um avanço significativo no atendimento de alta complexidade para pacientes cardíacos, já demonstrando seu impacto ao salvar vidas. “O atendimento faz parte da Linha do Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) implantada no HGV pelo Governo do Estado e Secretaria da Saúde. Um grande avanço e mais uma conquista para melhorar o atendimento no HGV a pacientes que necessitam de procedimentos cardíacos”, explica a gestora.