Começa o GP Teresina de Ciclismo com atletas locais e de vários estados
A terceira edição do GP Teresina de Ciclismo começa hoje com a chegada dos atletas de vários municípios do Piauí e de mais outros estados. Com uma premiação de R$ 25 mil, o evento abre a temporada oficial no Piauí do ciclismo de estrada.
As três disciplinas oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) serão cumpridas neste sábado e domingo, na Av. Raul Lopes e nas subidas da Ponte Estaiada.
O evento começa nesta sexta-feira (26), com entrega de kits, a partir das 14 horas, na arena do evento, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, e também o briefing técnico, a partir das 19 horas.
Neste sábado, acontecem a partir das 6h da matina as provas de Contrarrelógio Individual (CRI) e o Circuito, ambas disputas de muita velocidade e promessa de belos sprints na chegada. Tudo cronometrado nos centésimos de segundos.
A prova não é aberta para atletas não federados. Isso porque, o GP vale pontos para o ranking estadual e para o ranking nacional da CBC. No decorrer das provas que acontecem na temporada os melhores pontuados serão consagrados campeões piauienses e também brasileiros no sistema de ranking.
Estão inscritos mais de 200 ciclistas do Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Pará, Tocantins e de Brasília-DF.
No domingo, a partir das 7 horas, uma prova mais técnica para os atletas e também mais longas, com altimetria em duas baterias de 1h30 cada, determinará os mais preparados física, psicológica e estrategicamente para vencer.
A prova está prevista para terminar por volta de meio-dia, quando haverá apresentação do DJ Byron Lopes e show de Ostiga Jr. e trio. A partir das 14 horas, acontece a cerimônia de premiação para os cinco primeiros colocados de todas as categorias com troféu, bem como a premiação em dinheiro e brindes, quando será encerrado o evento.
Um comissário da CBC chega hoje a Teresina para vistoriar os trabalhos junto aos comissários locais e alinhar a estrutura e definição das regras do evento junto à direção e secretaria de prova.
A arena do GP Teresina de Ciclismo estará aberta ao público assistir às competições, na Av. Raul Lopes, onde haverá stands, DJ e praça de alimentação.
O evento conta com toda a segurança da Polícia Militar e da Strans e ambulância com paramédicos e enfermeiros. O evento movimenta hotéis, restaurantes, lojas de acessórios para bikes e oficinas mecânicas.
Por isso tem o apoio da Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Piauí (SETUR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), já que Teresina é propícia para a prática de grandes provas de ciclismo de estrada, já tendo sido realizados campeonatos Norte e Nordeste e também campeonato brasileiro.
O 3º GP Teresina de Ciclismo tem patrocínio da SETUR – Governo do Piauí; Co patrocínio: ETURB e SEMDEC – Prefeitura Municipal de Teresina. Apoio: Vereador Venâncio, Unimed Teresina; Hotel Arrey, Mountain Construtora, MR Peças, Evo Bikes The Auge, Volvo Lagom, Zen Bikes, Kitanda de Frutas e Zeus Fisiomov. Promoção: D+ Entretenimento. Coprodução: X Brasil. Supervisão: FCP e CBC. As inscrições continuam abertas no site da FCP: www.fcp-pi.esp.br. Já estão inscritos mais de 150 atletas de quatro estados e do Distrito Federal.
Instagram oficial do evento: @GPTeresinadecilismo