DestaqueGeral

Comissão da Alepi aprova projetos de saúde voltados às mulheres e prevenção ao câncer

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou  projetos de lei voltados à saúde das mulheres e à prevenção do câncer. As propostas, que receberam pareceres favoráveis, agora seguem para análise no Plenário da Casa Legislativa. As iniciativas têm como objetivo ampliar o acesso à saúde e promover o diagnóstico precoce de doenças graves.

Entre as propostas aprovadas, destaca-se o projeto da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), que cria a Política de Saúde Reprodutiva da Mulher. A medida inclui ações de prevenção e diagnóstico precoce de doenças ginecológicas, além de estratégias voltadas à saúde das mulheres soropositivas e à prevenção da transmissão vertical do HIV, além de campanhas educativas, capacitação de profissionais e a implementação de unidades móveis para atendimento às mulheres.

Outro projeto importante aprovado foi o do deputado Francisco Limma (PT), que trata do diagnóstico e tratamento do câncer em bebês intrauterinos e na primeira infância. A proposta garante o acesso a exames que possibilitem a detecção precoce da doença em crianças pequenas. A matéria foi relatada pelo deputado Dr. Vinícius (PT), líder da bancada do governo, que reforçou a importância da democratização dos exames no estado.

Além disso, a comissão aprovou uma proposta do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) para incluir o Dezembro Vermelho no calendário oficial do estado. A campanha, que tem foco na conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis, especialmente o HIV/AIDS, visa sensibilizar a população sobre a importância da prevenção. O projeto também teve o apoio do deputado Dr. Vinícius, que foi relator da proposta.

Screenshot