Conass vai apresentar recomendações sobre flexibilização, diz governador
O Fórum dos Governadores do Brasil decidiu ontem (23) que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) vai apresentar ao país recomendações que poderão servir de base para medidas de flexibilização que poderão ser adotadas com a diminuição dos casos de covid-19.
“O Conass vai apresentar ao país uma medida que leve em conta a realidade de cada estado e município partindo de três indicadores: transmissibilidade, ocupação de leito hospitalar
e óbitos”, disse o governador.
Com as recomendações, de acordo com Wellington Dias, os estados poderão adotar medidas de flexibilização gradativas. “Que sejam gradativas e avaliadas a cada semana para que possamos tomar a decisão confiando no Conass, não só na medida que flexibiliza, como também no passo atrás se tiver alguma situação que mereça decisão”, informou.
Os governadores querem que o Conselho envolva os municípios e busque ainda o apoio do Ministério da Saúde.
“A recomendação é para que o Conass, integrado com os municípios, buscando a participação do próprio Ministério da Saúde, possa garantir as condições de eixos dessas recomendações para todo o país”, declarou, ressaltando os avanços na imunização.
“Nós reconhecemos o esforço do Brasil inteiro – setor público e setor privado. Tivemos um avanço nessa área da vacinação. Mesmo assim reconhecemos que tenhamos medidas orientativas nacionais. O Comitê Científico reconhece os avanços e recomenda cautela”, finalizou Dias.