Coordenação pedagógica da Semec realiza 7ª formação do ano
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou a formação “Adequação de Atividades da Educação Inclusiva”, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, voltada para pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A palestra foi organizada pela coordenadora pedagógica da Semec, Silvia Brito, com participação da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), representada pela coordenadora Cássia Dias.
A reunião teve por objetivos orientar os pedagogos sobre estratégias necessárias para garantir a inclusão integral dos estudantes PcDs (Pessoa com Deficiência) no processo de ensino e aprendizagem. “Esperamos que tenha um impacto bastante positivo na garantia do direito da criança em aprender. Não basta estar matriculada, é preciso que permaneça na escola. Vai aprender brincando e vai aprender segundo suas peculiaridades próprias”, pontua Silvia.
Segundo Cássia, atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com aproximadamente 4000 estudantes com necessidades especiais, 2000 deles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentre muitas outras condições e deficiências físicas. Este foi o 7º encontro da formação continuada que a Semec oferta para pedagogos da Rede Municipal de Ensino, que são responsáveis diretos por passar orientações acerca da execução das diretrizes educacionais da Secretaria para os professores.
O momento de acolhida com os pedagogos foi realizado pela psicóloga Celina Lira e a formação ocorreu com a participação da psicóloga Euna Nayara, que detalhou para o público presente as metodologias e cuidados próprios necessários para se comunicar e atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, bem como evitar postura desrespeitosa ou que provoque desconforto.
A formação com a Coordenação Pedagógica da Rede Municipal ocorre para garantir que o público PcD e com espectros sejam recebidos, acolhidos e tenham o direito ao aprendizado respeitado nas escolas. Amanhã (28) a formação será realizada com os pedagogos das escolas municipais.