DestaqueGeral

Coordenador da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial visita o Piauí e destaca o protagonismo do estado na competição

A Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Piauí (SIA) recebeu, nesta terça-feira (4), a visita do professor Daniel Lavouras, coordenador da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). A visita reforça o protagonismo do estado na competição, que registrou a maior participação na segunda fase da olimpíada.

Durante o encontro, o professor destacou o envolvimento dos estudantes piauienses e elogiou o engajamento da secretaria na promoção da inteligência artificial como ferramenta de aprendizado. “É um privilégio, uma honra estar aqui no Piauí. O estado se destacou na Olimpíada, sendo o que teve a maior participação na segunda fase. Saio daqui com uma energia muito boa e gostaria muito que o resto do país seguisse o exemplo do Piauí”, afirmou Daniel Lavouras.

O secretário da SIA, André Macedo, ressaltou que a iniciativa está alinhada à política do governo estadual, que aposta na tecnologia e na educação como motores de transformação. “Esse é o modelo do governo do nosso governador Rafael Fonteles, que acredita no superchoque educacional e tecnológico. A participação em olimpíadas como essa é muito importante para nós”, disse.

ONIA
A Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial é uma iniciativa da EduSpace, do Hub de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pelotas (H2IA/UFPel) e do Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (IIA/LNCC/MCTI). A competição busca fomentar o interesse e o aprendizado sobre IA entre estudantes do ensino fundamental e médio, além de oferecer uma categoria aberta para o público geral.

Atualmente, a ONIA está na segunda fase, que se estende até 15 de fevereiro de 2025. A terceira fase está programada para iniciar em 3 de março de 2025. Os participantes que avançarem terão a oportunidade de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, prevista para ocorrer em Pequim, China, em agosto de 2025. 

Para André Macedo, o desempenho do Piauí na olimpíada demonstra o avanço do estado na área da inteligência artificial. “Não tenho dúvida de que o Piauí será um destaque quando encerrarmos todo o ciclo da competição”, assegurou. 

Sob coordenação da Secretaria de Educação, desde o início de 2024, a disciplina de Inteligência Artificial foi integrada ao currículo das escolas da rede pública estadual do Piauí, beneficiando mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.