Corpo de Bombeiros registra queda nas ocorrências por afogamentos no litoral do Piauí no primeiro trimestre deste ano
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) tem reforçado os alertas à população piauiense sobre os perigos de nadar em mares, rios, lagos e outros ambientes aquáticos que possam apresentar instabilidade e representar um risco para a integridade física de banhistas. O litoral do estado, em especial, tem recebido ações preventivas e educativas realizadas pelos militares do 3º Grupamento dos Bombeiros. Nessa região, a corporação já registrou seis casos de afogamento no primeiro trimestre deste ano, sendo três casos com óbitos. Comparando com o mesmo período do ano passado, uma queda foi registrada. Em 2024, 10 casos de afogamentos foram atendidos pelo CBMEPI, sendo seis óbitos.
De acordo com o tenente-coronel Christian, comandante da unidade do 3º Grupamento, a queda nos atendimentos de afogamentos é reflexo do aumento de prevenções aquáticas realizadas pelos militares nas praias do litoral. Lá, os militares da corporação dividem-se entre as praias para orientar turistas e banhistas em geral, direcionando e fortalecendo boas práticas de segurança e alertando a população sobre os perigos existentes.
O capitão Thauzer Rodrigues, oficial da unidade, reforça os cuidados para evitar acidentes e alerta a população de que não desconsidere os direcionamentos do Corpo de Bombeiros. “Sempre trazemos alertas diuturnamente aos banhistas, turistas e até mesmo aos moradores que já estão mais acostumados com a força das águas na região da praia Pedra do Sal e em outras praias do litoral. Mas, infelizmente, algumas pessoas não seguem as orientações do Corpo de Bombeiros e acabam passando por sustos ou até mesmo vivenciando fatalidades”, alerta o capitão.
Ainda de acordo com o militar, muitas pessoas continuam se arriscando a entrar no mar sem conhecimentos prévios de segurança. Ele explica que as famílias que desejam tomar banho no litoral, precisam, antes de tudo, ficar atentas às sinalizações de alerta nas praias e, se possível, buscar informações sobre a área que desejam visitar com moradores locais, pescadores, e com o próprio Corpo de Bombeiros, para entender sobre os lugares mais seguros para o banho de mar no Piauí. “Não é porque a pessoa tem grande estatura ou massa muscular, que a força da correnteza não irá ameaçá-la. Ser alto, saber nadar ou até mesmo estar com equipamentos de segurança, não elimina os riscos que o mar impõe”, explicou o oficial.
“A prudência é fundamental para evitar tragédias. Se precisar de mais orientações antes de entrar no mar, nossas equipes estão sempre a postos para monitorar e garantir a segurança nas praias do nosso litoral. Basta procurar nossos militares, homens e mulheres que estão prontos para orientar da melhor forma possível”, concluiu o capitão Thauzer Rodrigues.
Morte de estudante
Na segunda-feira (31), após buscas que duraram quase 10 horas, militares realizaram o resgate do corpo de um jovem identificado como Kaique Rodrigues, de 20 anos. Kaique desapareceu nas águas do mar no domingo (30), quando estava acompanhado de dois amigos. Os jovens tomavam banho na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, quando foram surpreendidos por uma forte correnteza e tiveram dificuldades para voltar à superfície. Os amigos de Kaique, identificados como Hiago e Jorge, conseguiram retornar para a margem em segurança. O corpo de Kaique foi encontrado há aproximadamente dois quilômetros de distância de onde teria desaparecido.