CidadeDestaque

Crianças aprenderão na escola a identificar sinais de AVC nos familiares

Crianças aprenderão na escola a identificar sinais de AVC nos familiares. Foto (Ascom/Semec)

 

Cada aluno da Rede Municipal de Ensino de Teresina poderá salvar vidas em casa. Esse é o objetivo da parceria criada entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Instituto AVC, que propõe uma rede de orientações com o projeto “Eu sou um super-herói”. As crianças serão preparadas para identificar e tomar as primeiras medidas ao perceberem situações de possível AVC em casa, com os pais, tios ou avós.

Geralmente, o corpo dá sinais que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral, e quanto mais rápido for o atendimento maiores serão as chances de sobrevivência. Para que a doença não atinja tão gravemente os familiares em casa, as crianças cumprirão papel fundamental na orientação dos adultos, já que os pequenos sempre multiplicam os conhecimentos adquiridos na escola.

A ação vai contar com o apoio de um pediatra e um neurocirurgião do Instituto AVC. O projeto começará pela Escola Municipal Casa Meio Norte, envolvendo todas as turmas. Segundo o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, a ideia é ampliar para toda a Rede.

“Esses são nossos grandes super-heróis, que agora terão a chance de agir também em casa, a partir das orientações corretas que receberão na escola. Essa iniciativa pode salvar muitas vidas, por isso queremos levar para todas as unidades de ensino, iniciando com um projeto piloto na E. M. Casa Meio Norte e então ampliando o quanto a parceria permitir”, anuncia Nouga.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *