DestaqueGeral

Defesa Civil reforça os cuidados para o Carnaval

O Carnaval está chegando e a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí já preparou ações de prevenção e alerta para manter a população ainda mais segura para a folia. Entre as iniciativas está a campanha Banho Seguro, que tem o objetivo de conscientizar os foliões sobre os riscos de afogamento em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes. 

A Defesa Civil participou, esta semana, de uma ação do Programa Vida no Trânsito, da Secretaria da Saúde (Sesapi), na Rodoviária de Teresina. Durante o evento, a Sedec distribuiu materiais educativos e orientou os viajantes sobre os protocolos de segurança para um banho seguro. Além disso, também foram distribuídos informativos sobre os cuidados gerais para os dias de folia.

Alertas de chuva

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, destaca que o período chuvoso no Estado pode trazer mudanças no clima, tornando essencial que a população esteja informada e atenta aos comunicados oficiais. “Teremos um cenário bem típico de verão, que o piauiense já esperava, de chuva regular, intensa e bem distribuída”, ressalta.

Segundo Werton Costa, essa condição permanecerá durante  os próximos dias, atingindo boa parte dos municípios da faixa Norte e do Nordeste. “No Piauí vamos ter vários territórios impactados, planície litorânea, preferencialmente, a gente tem o território dos Cocais, o território dos Carnaubais, o território Entre Rios, o território do Vale do Sambito e parte do território do Guaribas. As autoridades meteorológicas provavelmente vão emitir vários alertas ao longo dessa semana, do período carnavalesco. Então, o folião pode esperar muita chuva nesses territórios mencionados”, conta.

Com uma movimentação muito grande de piauienses para alguns espaços, principalmente espaços rurais ou para algumas cidades para relaxar ou para curtir a folia, é preciso redobrar os cuidados nas estradas. “Durante o período chuvoso ocorre a diminuição à condição de trafegabilidade. Se não há visibilidade, não há condição de tráfego, não há porque prosseguir, vá para o acostamento e espere o temporal passar. Se há uma área de alagamento que você desconhece, jamais atravesse”, explica.

O diretor alerta ainda sobre os riscos de descargas de raios nesta época. “Nós temos tido um histórico de chuvas com forte incidência de descargas elétricas, de raios, nuvens solo, e também um histórico recente de chuvas com muitos episódios de vento, com rajadas entre 60 e até mais de 80 km por hora, então, a gente tem que seguir aquele protocolo clássico de estar em área segura, área coberta, saber a localização exata das saídas de emergências, para manter a sua segurança no ambiente de festa”, reforça.

Para receber os alertas oficiais da Defesa Civil, basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199. Assim, os foliões podem aproveitar o Carnaval com mais segurança, evitando áreas de risco e tomando as devidas precauções.

Para emergências, a população pode acionar os órgãos de segurança pelos números de atendimento, como o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).