Deputada apresenta hoje PEC que acaba com a escala de trabalho 6×1

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) vai protocolar nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para extinguir a escala de trabalho 6X1.
A parlamentar obteve 234 assinaturas, superando o mínimo de 171 necessárias para a tramitação do texto. Além disso, Hilton pretende agendar uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para debater o assunto.
A deputada Erika Hilton levará à Câmara o vereador Rick Azevedo (PSOL) e representantes do Movimento VAT e outros aliados. Também organiza um “panfletaço” em várias cidades e anunciará um calendário nacional de mobilização pelo fim da escala 6×1.
O que diz a PEC?
A PEC proposta pela deputada Erika Hilton busca reduzir a carga horária semanal no Brasil, viabilizando a adoção da jornada de quatro dias de trabalho. Atualmente, a escala 6×1 estabelece seis dias de trabalho para um de descanso.
Na PEC, a deputada propõe não apenas o fim da escala 6×1, mas também a adoção da jornada de quatro dias de trabalho por semana (4×3). No entanto, ela reconhece que a proposta serve como ponto de negociação para um modelo intermediário, como a escala 5×2.