Detento acusa delegado de tê-lo indiciado após recusar envolvimento amoroso durante audiência no Piauí
Durante uma audiência virtual realizada no Fórum de Luzilândia, a 241 km de Teresina, um detento fez uma grave denúncia contra o delegado Antônio Alves, titular da Delegacia do município. Segundo o preso, que não teve a identidade revelada, ele teria sido indiciado por um crime após recusar um suposto envolvimento amoroso com o delegado responsável pela investigação.
A audiência ocorreu no dia 1º de abril e teve forte repercussão após as declarações do detento. Ele afirmou que recebeu quantias em dinheiro enviadas por Antônio Alves, sob a justificativa de que se tratava de uma tentativa de colaboração premiada, na qual ele deveria apontar nomes de criminosos da região. Contudo, o preso alegou que o verdadeiro motivo seria uma tentativa de aproximação pessoal.
Ainda de acordo com o relato, mesmo após o recebimento de valores em pelo menos três ocasiões, ele se negou a ir à casa do delegado. A partir de então, o detento disse ter passado a ser conduzido pessoalmente por Antônio Alves à delegacia, onde, segundo ele, foi ameaçado a colaborar com informações e, caso contrário, seria preso.
Procurado, o delegado negou todas as acusações. Em nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol-PI) afirmou que a fala do detento representa uma estratégia da defesa para tentar descredibilizar o trabalho investigativo conduzido por Antônio Alves.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) confirmou que vai instaurar um procedimento para apurar os fatos. A Corregedoria da Polícia Civil do Piauí também foi comunicada sobre o conteúdo da audiência.