Detran inicia modernização do sistema de veículos nesta quarta (30); serviços ficarão indisponíveis
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia, nesta quarta-feira (30), a partir das 18h, a troca do sistema de serviços para veículos. Durante esse período de adaptação da nova tecnologia, os serviços de veículos e CNH, como emissão do CRLV, transferência de propriedade, regularizações e outros procedimentos, ficarão indisponíveis. A previsão é que o retorno gradual das atividades presenciais e pelo site ocorra na sexta-feira (2).
A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, orienta os cidadãos a anteciparem a regularização de seus documentos para evitar problemas, especialmente para quem planeja viajar no feriado. “Recomendamos que os motoristas atualizem o CRLV e demais documentos até este dia 30. Estamos entrando em uma fase importante de modernização e a colaboração da população é fundamental para que tudo ocorra com tranquilidade”, afirma a gestora.
Essa é a segunda fase do processo de transformação digital do Detran. Na primeira etapa, já concluída, foi feita a unificação e otimização dos sistemas relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com resultados considerados positivos tanto por usuários quanto por servidores. Agora, o foco é o setor de veículos, onde o impacto será mais abrangente, mas igualmente necessário.
O Estado do Piauí possui uma frota de cerca de 1.540.940 veículos, entre carros, motos e outros automotores. A modernização dos sistemas é vista como essencial para acompanhar o crescimento da demanda por serviços digitais e oferecer mais eficiência no atendimento à população, sem a necessidade de enfrentar filas.
“É uma mudança estrutural, histórica para o Detran do Piauí. Pela primeira vez, estamos reformulando totalmente o sistema de veículos e CNH. Isso vai nos permitir oferecer mais agilidade, transparência e integração com outras plataformas de serviços públicos, para que o cidadão possa resolver tudo sem precisar sair de casa”, destaca Luana Barradas.
A diretora-geral reforça que a iniciativa atende ao plano definido pelo governador Rafael Fonteles de modernizar os serviços ofertados à população. Durante o período de transição, a gestora também faz um apelo. “Pedimos paciência, companheirismo e parceria ao cidadão neste momento de mudança. Estamos trabalhando para entregar um serviço melhor, mais moderno e mais humano para todos”, diz Luana Barradas.