Dom Juarez Marques recebe Pálio e reafirma comunhão com a Igreja de Roma
Neste dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, recebeu o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Santo Padre, o Papa Francisco, durante a Santa Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A insígnia é uma vestimenta litúrgica própria dos arcebispos, formada com uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda, usada em sinal de comunhão com a Igreja de Roma.
Empossado no dia 25 de fevereiro de 2023, Dom Juarez Marques é o primeiro piauiense a assumir a sede metropolitana da Igreja Católica no Piauí. Este dia histórico da sua missão enquanto arcebispo representa, sobretudo, a grande responsabilidade em presidir a Arquidiocese de Teresina e cuidar com amor e sabedoria do rebanho que Deus o confiou.
“É um sentimento profundamente eclesial e sinodal, já que o Pálio que será imposto no dia 15 de setembro na Catedral de Nossa Senhora das Dores, através do Núncio Apostólico, significa uma comunhão com o Papa Francisco e com a Igreja, já que nós temos uma relação de sinodalidade. Esse paramento também reforça a unidade que deve haver em nossa província eclesiástica de Teresina. Tudo isso é um momento de benção e de graça, vivenciando a experiência e construindo o Reino de Deus superando todas as adversidades”, disse Dom Juarez.
O governador Rafael Fonteles, acompanhado de uma comitiva do estado do Piauí, marcou presença neste momento solene, e agradeceu a oportunidade de estar junto ao arcebispo nesta celebração importante. “Foi muito emocionante participar desta celebração no dia de São Pedro e São Paulo, e este foi um momento de agradecimento e de pedir orações a todo o povo piauiense”, externou o governador.
Na Basílica de São Pedro, concelebraram com o Pontífice alguns dos 32 arcebispos nomeados no ano passado. Na solenidade, Papa Francisco exortou os fiéis a se inspirarem nos Apóstolos para crescer como Igreja do seguimento, como Igreja humilde que nunca dá por terminada a busca do Senhor, tornando-se simultaneamente uma Igreja aberta, que encontra a sua alegria não nas coisas do mundo, mas no anúncio do Evangelho ao mundo.
Dom Juarez Marques retorna para a Arquidiocese de Teresina trazendo a insígnia, e no dia 15 de setembro o Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, preside a celebração de imposição do pálio na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.