DestaqueGeral

Em apresentação para líderes empresariais, Rafael cita desafio de ampliar o turismo no PIB do Piauí

O governador Rafael Fonteles participou nesta quinta-feira (22), do Webinar “Políticas Públicas e Estratégias para o Desenvolvimento”, promovido pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), onde apresentou as principais as conquistas e desafios da gestão à frente do Governo do Piauí. Fonteles declarou que deseja elevar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, da casa de 3% para 10%.

“Vou fazer a minha parte, garantindo vôos diários para Parnaíba e São Raimundo Nonato, que estarão conectadas diariamente com outras partes do Brasil. Vamos explorar nossa vocação do turismo verde, ecológico e evoluir a participação do turismo no PIB” pontuou.

Rafael compartilhou que a meta principal do seu governo é garantir crescimento econômico sustentável acelerado, com foco no pleno emprego e na forte redução das desigualdades sociais. Abertura econômica, estabilidade duradoura e super choque educacional e tecnológico foram as 3 diretrizes apresentadas para se buscar os objetivos.

O governador destacou a educação como prioridade na busca do desenvolvimento e citou alguns dos avanços. “Universalizamos o tempo integral nas 512 escolas de ensino médio, distribuídas nos 224 municípios. Todas tem ensino profissional e técnico obrigatório. Todos os alunos do ensino médio passam 9 horas em sala de aula todos os dias, onde constroem habilidades para atuar em áreas estratégicas como Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital, Turismo, Agrotec” disse.

Fonteles citou projetos inovadores implantados no Piauí que se tornaram referencia para o país, como o de recuperação de celulares roubados, que já restituiu mais de 13 mil aparelhos aos proprietários e reduziu em 50% o roubo de aparelhos no estado.

Fonteles citou projetos inovadores implantados no Piauí que se tornaram referencia para o país, como o de recuperação de celulares roubados, que já restituiu mais de 13 mil aparelhos aos proprietários e reduziu em 50% o roubo de aparelhos no estado.

O governador relacionou ainda o esforço para internacionalizar a economia do Piauí, a partir das missões internacionais; o apoio ao empreendedorismo e a atração de investimentos através da Investe Piauí; e o potencial energético do estado que produz 7 vezes mais energia que consome, sendo 99% energia limpa.

Missão Piauí

O PNBE é uma entidade empresarial não corporativa, apartidária e plural, de âmbito nacional, formada por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação (governos da União, Estados, Municípios), pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil, e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental.

Rafael Fonteles foi bem avaliado pelos presentes, que destacaram sua juventude e inovação. Membros da entidade planejam uma viagem para conhecer “in loco” as transformações implementadas no Piauí.

“É elogiável ver uma nova liderança política que desponta num estado economicamente pobre e que trabalha para erradicar esta pobreza. Muito emocionante ver a maneira como o senhor conduz o Governo do Estado” declarou Eduardo Machado.