Em cota de inundação, nível dos rios Longá e Marataoan deve aumentar nas próximas horas
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta quarta-feira (10) que os rios Longá e Marataoan seguem em situação de inundação e devem sofrer elevação nas cidades de Esperantina e Barras. Cerca de 18 famílias já estão desabrigadas nessas cidades. Já em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba já se aproxima da cota de inundação.
“Nas cidades já em situação de inundação, a expectativa para Barras é de que o rio Marataoan continue em pequena elevação e o mesmo em Esperantina, rio Longá, caso não ocorram novas chuvas intensas na bacia”, informou o CPRM.
Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,55 m, 35 cm acima da cota de inundação que é de 4,20 m, devendo sofrer pequena elevação nas próximas horas, chegando a valores em torno de 4,57 m.
Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 8,05 m, estando então 65 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência de momento é que o rio tenha leve elevação nas próximas horas, devendo chegar a valores no entorno de 8,07 m.
Foto: Defesa Civil
A cidade de Luzilândia está em situação de alerta, já que a cota atual do rio Parnaíba é de 5,59 m, estando próximo do início da inundação que é de 5,70 m. Nas próximas horas é previsto que o rio aumente para 5,62 m.
Demais rios
Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,70 m devendo ter seu nível praticamente estabilizado nas próximas horas.
Na cidade de Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,99 m, portanto acima da cota de atenção, devendo permanecer em lenta recessão. A cota de inundação nessa região é de 6,87 m.
A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 5,81 m. O rio também está em recessão lenta e em condição de normalidade. A cota de inundação nessa região é de 10 m.