Entenda como funciona a taxa Selic e quando ela faz seu dinheiro render mais
A Selic, taxa básica de juros da economia utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação, influencia as taxas de juros de todo o país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras, ou seja, dos investimentos. Selic alta é uma ótima oportunidade para o investidor ganhar mais dinheiro em algumas opções.
De acordo com o BC, a taxa Selic se refere à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom). Em reunião realizada em maio, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano.
Quando o Banco Central altera a meta para a taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ela também se altera e, com isso, o custo da capacitação dos bancos muda. Se a taxa Selic diminuir, o custo de capacitação dos bancos também diminui e, consequentemente, os bancos tendem a emprestar dinheiro com juros menores, o que também estimula o consumo da população.
Se a Selic subir, os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos, o que desestimula o consumo e ajuda na queda da inflação. Selic alta é uma ótima oportunidade para o investir ganhar mais. Nesse caso, investimentos em Renda Fixa, como títulos públicos, podem se tornar mais atrativos, oferecendo retornos mais elevados.
QUANDO A SELIC VAI FAZER MEU DINHEIRO RENDER MAIS?
Quanto mais alta estiver a taxa Selic, mais o dinheiro investido vai render dependendo da opção escolhida. Atualmente ela está em 13,75% ao ano, um número bom. Em 2019, o valor da taxa chegou a 4,4%. No início de 2022, a taxa estava em 10,75% ao ano.
Investimentos na Renda Fixa – os períodos de Selic alta são mais favoráveis e com chances de maior rentabilidade para investimento em Renda Fixa.
Investimentos de Renda Variável – é o oposto da Renda Fixa. Quando a Selic está em queda, é possível obter melhor retorno investindo em Renda Variável por conta dos juros baixos.
CONFIRA A VARIAÇÃO DA TAXA SELIC EM ALGUNS ANOS
Na matéria sobre Tesouro Direto, a coluna explica quais as opções de títulos públicos no Tesouro Direto e como investir. Confira a matéria clicando AQUI.
Com informações do Banco Central e CNN