Estação Elevatória Boa Esperança bombeia mais de 9 milhões de litros de água por hora
Técnicos da Saad Norte trabalham há 48 horas no bombeamento e captação de água na Estação Elevatória Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. São 9 milhões e 600 mil litros d’águas fluviais canalizados por hora e despejados no Rio Parnaíba. A medida serve para evitar o alagamento nas áreas de rebaixamento, isto é, nos bairros daquela região.
“Estamos com 08 bombas ligadas ininterruptamente. Nossa preocupação é com a água das chuvas ocorridas na capital nos últimos três dias”, explica o técnico Domingos Correia Filho, que faz o trabalho de supervisão das bombas. Ele disse que ao todo, são 25 bombas, que ficam sob os cuidados da Superintendência de Ações Descentralizadas Norte (Saad Norte).
De acordo com Domingos, 04 vigias foram treinados para ligar e desligar esses equipamentos, além de uma empresa privada que está executando a manutenção. “Estamos monitorando as bombas 24h, porque a tendência é aumentar o volume das águas. Queremos evitar que famílias fiquem desabrigadas”, declara o técnico. Ele conta que em caso de falta de energia elétrica, rapidamente é acionado um gerador elétrico.
SAAD Norte monitora córregos, canais e lagoas diariamente e faz alerta à população
Outras medidas estão sendo adotadas pela Saad Norte para evitar alagamentos, como por exemplo, mapeamento de canais e galerias com obstrução, notificação das empresas responsáveis pela limpeza entre outros. “Nossa recomendação é para que a população não jogue lixo na rua, todo esse descarte entope canais, galerias e bueiros”, finaliza o gerente de Serviços Urbanos (GSU), Wildson Furtado.