FGTS: Saiba qual o valor terá direito a receber na divisão de lucros do fundo
A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou os lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no ano de 2023. Ao todo, foram computados cerca de R$ 23,4 bilhões no ano passado, o maior valor da série histórica do fundo. O balanço positivo levantou a questão de quanto cada trabalhador terá direito a receber do fundo por meio da divisão de lucros do FGTS. Veja a simulação dos valores no final da matéria.
A deliberação de distribuição de lucros do FGTS, entretanto, ainda depende de decisão, que deverá ser tomado pelo Conselho Curador do fundo em sua próxima reunião, marcada para ocorrer do dia 6 de agosto. Uma vez finalizado as discussões de participação do trabalhador na fatia do montante, parte do valor será distribuído aos cotistas do fundo, onde no ano passado foi de 99% do lucro registrado.
Informações dão conta ainda que, após definição da distribuição, o dinheiro deverá ser creditado nas contas vinculadas ao trabalhador até 31 de agosto. Vale ressaltar que o valor é sempre referente ao ano anterior trabalhado.
Quem tem direito?
Têm direito a parte desta quantia os trabalhadores que tinham saldo em contas vinculadas do Fundo em 31 de dezembro de 2023. A partilha será proporcional ao saldo de cada conta vinculada e deverá ser operacionalizada pela Caixa até o dia 31 de agosto deste ano.
Diferentemente do que muitos pensam, o valor do lucro do FGTS não ficará disponível para saque imediato. O saque do valor, por sua vez, fica condicionado a alguns critérios, como: casos de demissão sem justa causa, utilização para financiamento de moradia própria ou tratamento de doenças graves.
Como consultar os valores do FGTS?
Para verificar o saldo do Fundo de Garantia, o trabalhador deve consultar o extrato do fundo no aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets nos sistemas iOS e Android.
Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento. O banco também envia o extrato do FGTS em papel a cada dois meses no endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.
Simulação de valor a receber de distribuição dos lucros do FGTS
Simulação de valor a receber de distribuição dos lucros do FGTS