Fiscalização do passaporte de vacina que “Não é Fiscalizada”
Nesta semana foi decretado que será obrigatório o passaporte de vacinação para entrar em shows, casas noturnas, ambientes públicos e outros estabelecimentos, o anúncio da obrigatoriedade foi feito, na última segunda-feira (6), pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que explicou que o Governo do Piauí vai exigir a comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 para acesso aos estabelecimentos públicos no estado.
Quando se trata adentrar nas repartições públicas para termos acesso e resolver burocracias criadas pelo próprio setor, não podemos, pois somos barrados por não estarmos com o nosso cartão de vacinação em mãos.
Mas enquanto isso, não vemos a fiscalização funcionar em casas de shows como é o caso do Xamegão que irá reabrir para eventos e onde a casa anuncia show do cantor Washington Brasileiro amanhã (11) com capacidade máxima, como é o caso também da Expoapi onde pessoas circulam sem máscaras e não sabemos se realmente está havendo o apoio e fiscalização por parte da vigilância sanitária da segurança municipal e estadual.
Tentamos contato com o Coronel Nixon Frota, Coordenador Municipal de Segurança de Teresina, para entender como andam as estratégias de fiscalização na capital, porém não obtivemos resposta.
A sociedade teresinense e piauiense precisa de mais respeito e comprometimento por parte dos poderes públicos, precisa haver fiscalização com seriedade e respeito.