FMS realiza campanha de conscientização para diagnóstico precoce da Hanseníase
Uma mancha na pele que não doi, não coça, não arde, não incomoda pode ser perigosa e sinal de hanseníase. A informação é divulgada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, durante o Janeiro Roxo, campanha mundial que busca incentivo ao diagnóstico e ao tratamento precoce dessa doença infectocontagiosa e que também pretende combater o preconceito. Ações educativas estão sendo realizadas, além de busca ativa em Hanseníase, durante todo o mês.
Dia 20, a FMS realiza workshop de formação para Agentes Comunitários de Saúde, na Coordenadoria Regional Leste/CMEI Jorge Amado, manhã e tarde. De 20 a 31 de janeiro serão realizadas avaliações de contatos domiciliares de Hanseníase e busca ativa nos seguintes locais: Coordenadoria de Saúde Sul: UBS Irmã Dulce, UBS Nossa Senhora da Paz, UBS São Pedro/Francisco Soares Filho, UBS Santa Clara/Virginia Castelo Branco, Coordenadoria de Saúde Leste: UBS Santa Bárbara/Onesima Nascimento, UBS Planalto Ininga, Coordenadoria de Saúde Norte e Coordenadoria de Saúde Sudeste.
“A hanseníase afeta os nervos e se manifesta por meio de lesões na pele. Entre as complicações da doença, uma pessoa pode ter, por exemplo, problemas de visão e apresentar lesões físicas”, explica Svetlana Coelho, membro do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS.
Ela explica ainda que a transmissão pode acontecer por gotículas que o paciente, sem tratamento, elimina quando respira, fala, tosse ou espirra. “Os familiares por terem um contato prolongado e íntimo com uma pessoa doente não protegida tem o maior risco de adoecer. É por isso que a FMS realiza periodicamente a vigilância dos contatos, o que significa avaliar as pessoas que convivem com quem tem a doença”, finaliza.
A FMS intensifica as ações de combate à doença em janeiro, mas o trabalho de vigilância acontece durante todo o ano. Em caso de suspeita de mancha, a recomendação é de que a pessoa se dirija à uma das 92 Unidades Básicas de Saúde de Teresina, para ser avaliada e receber o tratamento médico adequado.