FMS retoma vacinação drive-thru nessa segunda (17); agendamento para crianças de 5 a 11 anos
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) retoma nessa segunda-feira (17), os cinco pontos de drive-thru para a vacinação contra Covid-19. Os locais estarão abertos até a sexta-feira (21), no horário das 9h às 17h.
Segundo a FMS, os postos estão instalados nos terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí, além do CEU Norte, na Santa Maria da Codipi.
Nestes locais, serão contemplados também os seguintes públicos:
- 1ª dose para pessoas de 12 anos e mais, dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose);
- 2ª da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas), Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes);
- Dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose);
- Dose adicional para imunossuprimidos (com intervalo de 28 dias da última dose).
Emanuelle Dias faz um alerta para que as pessoas que vão tomar a vacina esta semana aguardem um pouco caso estejam sentindo algum sintoma gripal.
“A vacinação contra a covid-19 deve ser adiada caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado”, diz.
Agendamento para crianças
Ainda nessa segunda-feira (17), a FMS abre os agendamentos para a vacinação de crianças de cinco a 11 anos na capital. Inicialmente, serão contemplados os meninos e meninas com comorbidades ou deficiência permanente.
Os agendamentos serão feitos através do site Vacina Já. A vacina a ser aplicada será a versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Comirnaty, em duas doses – com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose.
No momento da vacinação será necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação.
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento assinado por eles.