DestaquePolítica

Governador autoriza secretários a viajarem para a Ásia para tratar de investimentos

governador do Piauí, Rafael Fonteles, autorizou sete servidores do Executivo a viajarem para a China para tratar de investimentos para o Estado. Dentre eles, há dois secretários: Chico Lucas, da Secretaria de Segurança Pública, e Washington Bandeira, da Secretaria de Educação. A autorização de viagem foi publicada nesta terça-feira (08) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o decreto, Chico Lucas, Washington Bandeira e mais cinco representantes do Poder Executivo vão viajar para a República Popular da China e para a República da Coreia em missão oficial para cumprir agendas institucionais com entes públicos e privados. O objetivo é promover o potencial do Piauí e seus diferenciais competitivos para atrair investimentos e parcerias junto aos países asiáticos nas áreas do Turismo, Educação e Empreendedorismo.

Leonardo Sobra, Washington Bandeira e Chico Lucas integram a missão piauiense na Ásia - (Arquivo O Dia)

Leonardo Sobra, Washington Bandeira e Chico Lucas integram a missão piauiense na Ásia

Também participará da missão a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, como Coordenadora do Comitê Técnico de Monitoramento do Pacto pelas Crianças. Além dela, de Chico Lucas e Washington Bandeira, também integram a comitiva Leonardo Sobral, diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER-PI), Joana D’Angelo Martins Medlo, diretora de Relações Internacionais do Estado, Juliana Cássia de Oliveira Silva, gerente de Mídias Sociais do Governador, o capitão Marcos Paulo Costa, ajudante de Ordens do governador, e Livindo Sipaúba Borges Santiago Filho, gerente de relações internacionais da Secretaria de Governo.

A viagem acontece entre os dias 08 e 18 de outubro.

Segunda missão oficial do Piauí na Ásia

Esta é a segunda vez que o Piauí vai em missão para a Ásia para atrair investimentos. Em outubro de 2023, o governador Rafael Fonteles visitou a China, o Japão e a Coreia do Sul para avançar no financiamento do intermodal do Vale do Parnaíba. Desde o início de sua gestão, o governador afirma que é a favor da internacionalização da economia piauiense e que acredita que o Piauí “tem que ser capaz de beber na fonte das melhores práticas em políticas públicas do mundo inteiro”.

Ao retornar da missão na Coreia do Sul, Rafael Fonteles chegou a afirmar que o Piauí poderia adotar o modelo de educação e segurança coreano.