DestaqueGeral

Governo do Piauí e Correios lançam programa “Medicamento em Casa” para entrega gratuita de remédios

O governo do Piauí lançou o programa “Medicamento em Casa,” em parceria com os Correios, para distribuir gratuitamente medicamentos diretamente nas residências de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi oficializada durante um evento no Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com a presença do governador Rafael Fonteles e do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. O programa visa atender principalmente pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, lúpus, fibrose cística e hipertensão pulmonar, reduzindo a necessidade de deslocamento aos postos de saúde e garantindo mais comodidade e segurança.

A responsabilidade pela entrega dos medicamentos ficará a cargo dos Correios, que irão integrar o sistema de logística da Sesapi. No CDU, os Correios não apenas farão a entrega domiciliar, mas também a gestão intralogística, que inclui desde o recebimento e armazenagem de insumos até a distribuição para os hospitais estaduais. Segundo Fonteles, essa centralização permite um controle rigoroso sobre a validade e qualidade dos medicamentos, minimizando desperdícios e ampliando a economia para o estado, que já conseguiu uma redução de 76% nos custos de insumos médicos.

Fabiano Silva dos Santos celebrou a parceria como uma referência de integração público-público que pode ser adotada por outros estados. Ele destacou o compromisso da nova gestão dos Correios com a inovação, oferecendo soluções eficientes em áreas essenciais como saúde e educação. Além do “Medicamento em Casa,” os Correios também firmaram parcerias com a Secretaria de Educação do Piauí para distribuir materiais escolares a mais de 600 escolas, e com o INSS para permitir que beneficiários façam requerimentos de auxílio-doença em qualquer uma das 165 agências dos Correios no estado, reduzindo filas e a burocracia.