DestaqueGeral

Grávida tem morte cerebral e é mantida viva para salvar bebê

Joyce Sousa Araújo, uma jovem de 21 anos, sofreu um aneurisma e teve uma morte cerebral, no dia 1° de janeiro, em Cuiabá. Após isso, a jovem foi colocada em aparelhos para continuar viva e dar à luz ao bebê que ela esperava. 

Joyce está grávida de seis meses e, devido à gestação avançada, os médicos decidiram manter os aparelhos ligados até que ela complete o sétimo mês.

Segundo o marido de Joyce, João Matheus Silva, de 23 anos, ela foi internada após sofrer uma dor de cabeça intensa. Em entrevista ao g1, ele relatou que a esposa nunca havia mostrado sinais que indicassem um possível aneurisma e que as dores de cabeça começaram após a gravidez.

Ele disse que aconteceu tudo muito rápido. No dia 20 de dezembro de 2024, Joyce passou mal em Jaciara, a 148 km da capital, onde vivem desde que vieram de Tocantins para Mato Grosso, em julho. Ela foi para o hospital do município e após desmaiar e o quadro piorar, ela foi internada.

Em poucos dias, Joyce foi transferida para Rondonópolis, onde passou por uma cirurgia. Nos dias seguintes, o cérebro dela começou a inchar, o que exigiu um procedimento médico no qual parte do crânio foi removida para criar espaço para o cérebro.

Joyce e João estão juntos há seis anos e se mudaram para Mato Grosso em busca de novas oportunidades de trabalho, acompanhados das duas filhas, de 3 e 7 anos. João iniciou seu trabalho como ajudante em uma ferrovia, enquanto Joyce atuava como vendedora antes da gravidez.

João contou como está lidando com a situação, inclusive com as filhas perguntando sobre a mãe.”A verdade é que eu não consigo acreditar no que está acontecendo. A pior parte é saber que as crianças vão crescer sem mãe”, lamentou.

Fonte: Portal G1