HU-UFPI é eleito o melhor hospital universitário do Brasil, diz Avaqualis
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) foi eleito o melhor hospital federal do Brasil, assumindo a posição de primeiro lugar no ranking dos 40 filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 2022, após obter 92% de conformidade na Avaliação Interna de Qualidade (Avaqualis).
A avaliação é feita por comissões internas de cada hospital, e integra o Programa Ebserh de Qualidade (PGQuali), instituído em 2018, que consiste em um sistema próprio de avaliação dos Hospitais Universitários Federais (HUF) da rede Ebserh.
A Avaliação Interna de Qualidade consiste na melhoria contínua dos serviços prestados pelos Hospitais Universitário Federal – HUF, por meio da promoção de um cuidado seguro, eficiência na gestão e formação de excelência dos estudantes.
Essa avaliação ocorre anualmente nos hospitais e segue o manual de requisitos do PGQuali, ou seja, há uma padronização para toda a rede. Os requisitos previstos são baseados na legislação vigente, em boas práticas nacionais e internacionais e em evidências científicas. E todos os setores e serviços do hospital são avaliados.
Na primeira Avaqualis, ocorrida em 2020, o HU-UFPI obteve 67% de conformidade, ocupando a décima quarta posição em relação aos demais HUF. Em 2021, passou para a terceira colocação.
E agora em 2022, com o resultado 92% de conformidade – tanto dos requisitos essenciais (RE), como do total de requisitos aplicáveis ao hospital-, a instituição está apta a solicitar a avaliação externa de qualidade, que verificará os critérios estabelecidos para concessão do Selo Ebserh de Qualidade- SEQuali, previsto pelo programa.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFPI
O HU-UFPI oferta serviços de alta e média complexidade, não havendo atendimento de urgência e emergência. Por ser um hospital referenciado, o encaminhamento de pacientes para serviços ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos) é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir de agendamento pela central de marcação de consultas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encaminhamento de pacientes para internação é de responsabilidade da Central de Regulação do município de Teresina. Com base no documento descritivo que define o perfil do HU-UFPI como sendo de retaguarda da rede de urgência e emergência (RUE), a regulação é realizada de acordo com a disponibilidade de vagas que é informada diariamente à referida central.